Com o objetivo de criar uma microrregião independente, os Prefeitos de alguns Municípios entre o Rio das Antas e Rio Chapecó, reuniram-se no dia 21 de novembro de 1995 para o estudo do projeto de viabilidade de criação da Microrregião do Entre Rios. Uma vez que a Associação dos Municípios do Oeste – AMOSC, Associação a qual os mesmos pertenciam até então estava com um número expressivo de associados, sendo que a partir de 1997 a Microrregião teria mais sete distritos que se emancipariam, e, ressaltando também a questão geográfica, aproximando-os mais da Associação.

Foi a partir dali que decidiram criar uma Associação, depois de muita luta, esforço, foi fundada a Associação dos Municípios do Entre Rios (AMERIOS), sendo escolhido como sede, Maravilha, devido a sua localização geográfica e infraestrutura.

A Associação foi fundada em dezembro de um mil novecentos e noventa e cinco e inaugurada no dia doze de janeiro de um mil novecentos e noventa e seis, com a filiação de Campo Erê, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Riqueza, Romelândia, São Carlos, São Miguel da Boa Vista e Saudades.

Com muita luta e persistência, a AMERIOS concretizou o seu sonho, inaugurando a sede própria no dia 23 de agosto de 2003, graças à colaboração dos municípios filiados. O objetivo foi buscar uma infra estrutura para melhor atender aos municípios filiados, disponibilizando um amplo auditório, sala de reuniões, laboratório de informática e salas para as Assessorias.

O primeiro Presidente da Associação foi Antônio Ulsenheimer, Prefeito de Saudades, em 1996, depois, Áureo Schneider, Campo Erê, em 1997; Elmo Fiegenbaum, Palmitos, em 1998; Arno Afonso Schwendler, Saudades, em 1999; Moacir Pedrinho Meoti, Anchieta, em 2000; Celso Maldaner, Maravilha, em 2001; Darci Lazzaretti, Caibi, em 2002; Valci Dalmaso, Iraceminha, em 2003; Vilson Warmling, Saudades, nos meses de janeiro a maio de 2004; e Sandro Donati, São Miguel da Boa Vista, de junho a dezembro de 2004 e Mauro de Nadal, Cunha Porã, em 2005, Derli Furtado, Santa Terezinha do Progresso em 2006, Imílio Avila, Modelo em 2007, Derli ANtônio de Oliveira, Tigrinhos em 2008, Sérgio Luiz Persch, Bom Jesus do Oeste em 2009, Reni Antônio Villa, Romelândia em 2010, Milton Luis Muller, São Miguel da Boa Vista em 2011, Orli Genir Berger, Maravilha de Janeiro a Maio de 2012 e Adilar Carlesso, Caibi de Junho a Dezembro de 2012, Norberto Paulo Gonzatti de Palmitos em 2013, Manfried Rutzen de Riqueza em 2014, Dilair Menin de Caibi em 2015, Rudimar Francisco Guth,Tigrinhos de Janeiro a Fevereiro de 2016, Dilair Menin de Caibi, Março a Maio de 2016, Rogerio Perin de Flor do Sertão, Junho a Dezembro de 2016; Jairo Rivelino Ebeling de Cunha Porã em 2017; Renaldo Muller de Riqueza em 2018; Daniel Kothe de Saudades em 2019; Derli Furtado, Santa Terezinha do Progresso , Janeiro a Maio de 2020; Ricardo Luis Maldaner de Modelo, Junho a Dezembro de 2020;

 

Basicamente, estes municípios abrangem uma extensão territorial de aproximadamente dois mil, oitocentos e cinquenta quilômetros quadrados com uma população de cento e sete mil, novecentos e sessenta e cinco habitantes, situada entre o Rio das Antas e o Rio Chapecó.

E em sua economia concentra-se 57% da atividade agropecuária com uma significativa produção de grãos, destacando-se na produção de leite, milho, soja, feijão e plantio de fumo, criação de suínos e aves, com grande rentabilidade econômica, fator principal de alguns municípios associados. E 43% na indústria e comércio, com destaque nas atividades de abatedouro de aves, indústria de laticínios, indústria de madeira, mobiliário, têxtil e Metal Mecânico, as quais industrializam também para exportação, como serviços de transporte e eletrificação que vem se desenvolvendo ano a ano nesta região. O incentivo é dado para instalações de pequenas agroindústrias familiares nas quais a principal preocupação é a agregação de valores aos produtos e a viabilidade econômica das mesmas, gerando renda e crescimento regional, evitando o êxodo rural. Do mesmo, modo a bacia leiteira gera grande produtividade com rebanhos de boa qualidade genética.

A AMERIOS tem um território privilegiado, pela exuberância de suas belezas naturais, próprio para o turismo rural, bem como os balneários de águas termais.

A Associação dos Municípios do Entre Rios – AMERIOS,   possui atualmente dezessete municípios filiados a AMERIOS: Bom Jesus do Oeste, Caibi, Campo Erê, Cunha Porã, Cunhataí, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Palmitos, Riqueza, Romelândia, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Saudades e Tigrinhos.

A Associação representa os municípios, defendendo os interesses regionais e fortalecendo as administrações política e tecnicamente, priorizando a qualidade do ensino, atendimento a saúde, agregação de valores nos produtos agroindustriais, entre outros.