Neste dia dezesseis de agosto do corrente, no auditório da AMERIOS, em Maravilha/SC, às 9h, realizou-se a reunião mensal do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde da AMERIOS, coordenada pelo Secretário Janir Bach de Santa Terezinha do Progresso.
Na oportunidade a Sra. Raíssa – Biomédica, apresentou o Laboratório Citovida, que atenderá a demanda de citologia e anatomo patológico da região. O Sr. José Mora – Assessor em Saúde de Maravilha informou que a alteração da referência de Citopatológico para Maravilha pode ser feita através de ofício, encaminhando ao Estado, e os exames de anatomo é necessária a alteração de PPI. Ainda, o Sr. Adalberon – Médico do Laboratório Pró Vida – Laboratório de Patologia de São Miguel do Oeste repassou informações quanto ao benefício de se ter o Laboratório na região, uma vez que fornecem o resultado do exame em no máximo 48 horas. Falou da parceria que tem com os municípios, podendo ser realizadas palestras informativas nos municípios, campanhas, frizando a responsabilidade que o Laboratório tem com a coleta dos materiais.
Na oportunidade, O Sr. José Mora, informou quanto a prestação de contas da PPI de cada município, colocando a secretaria à disposição e enfatizando que seria mais conveniente se realizada de forma individual, na própria unidade de saúde. O município de Maravilha através do termo de gestão pode contratualizar serviços valor SUS e, hoje, pode estar disponibilizando aos municípios Densitometria Óssea, Análises Clínicas, Tomografia Computadorizada, Citopatologia e Anatomo, de acordo com o teto financeiro disponível de cada município.
A Sra. Fabiane solicitou que fosse esclarecido, uma vez que os municípios referenciaram ao Consórcio consultas e a princípio o município apenas repassa o valor da produção de Ultrassonografia, Radiodiagnóstico e Endoscopia. A Sra. Glaucia informou que alguns serviços estão em gestão estadual e por isso, o município não recebe.
Com relação ao SAMU, o Estado está com deficiência para reposição de ambulâncias, e sugeriu-se que seja encaminhado um ofício de forma regionalizada solicitando uma ambulância para Maravilha.
Com relação as Cirurgias Eletivas, a Sra. Rosana Vendrame – gerente de saúde da SDR/Maravilha, informou que em reunião do Estado, a Sra. Adriana informou que haveria hospitais suficientes para realização destas cirurgias eletivas. No entanto, os Secretários informaram que há dificuldade na região. O Estado fez o levantamento de capacidade instalada, porém, isso não é garantia de atendimento para região, pelo valor que estará sendo repassado pelos procedimentos. Os secretários estarão se mobilizando para estar participando da reunião da Comissão Intergestores Bipartite, na próxima quinta-feira, 18 de agosto, buscando assim informações quanto as cirurgias eletivas.
Com relação do Curso de Estratégia Saúde da Família – ESF, a prioridade é a realização para os municípios de Palmitos, Caibi, Cunha Porã e Cunhataí que realizarão em Palmitos. Sendo acordado que no próximo ano, será realizado para os demais municípios interessados, sendo que Maravilha sinalizou que terá várias pessoas com necessidade de fazê-lo, uma vez que estará sendo realizado teste seletivo.
Quanto ao atendimento da empresa Inovadora, será convidado o Sr. Celso Bevilaqua, para participar da próxima reunião do colegiado, para prestar contas dos atendimentos que a empresa realizou nos municípios, uma vez que os municípios da AMERIOS tem direito a dois atendimentos mensais.
Quanto ao Curso para Motoristas, as etapas acontecerão de 23 à 26 de agosto e 13 à 16 de setembro, sendo realizado no próprio auditório da SETCOM.
Ainda, a Sra. Rosana informou que cada secretário de saúde e mais quatro técnicos de saúde indicados pelos secretários participarão do comitê da saúde que definirá os projetos aprovados em cada SDR.