Nesta quarta-feira (12), o município de Palmitos foi palco de um importante evento de capacitação e controle público. A 23ª edição do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal na região da AMERIOS @amerios_associacaosc aconteceu simultaneamente na Câmara de Vereadores e na Prefeitura de Palmitos , marcando o retorno do evento ao formato presencial.
Com o objetivo de capacitar aproximadamente 3,5 mil agentes públicos de Santa Catarina, o Ciclo de Estudos é considerado a maior capacitação técnica promovida pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina TCE/SC. O evento busca integrar legisladores, chefes do Poder Executivo e seus técnicos, promovendo uma abordagem ampla sobre governança e compliance.
O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Herneus de Nadal ressaltou a importância do evento em ir além da fiscalização da regularidade das contas, abordando também governança e compliance. O objetivo é tomar decisões mais próximas ao tempo em que ocorrem os fatos, contribuindo para a melhoria dos serviços públicos oferecidos à população.
Durante o Ciclo de Estudos, serão realizadas sete oficinas técnicas abordando temas como licitações, contratos, prestação de contas, padronização de fontes de recursos, limites legais e constitucionais, atos de pessoal e comunicações processuais. O evento conta com a coordenação do Instituto de Contas do TCE/SC, em parceria com as associações de municípios e o apoio da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam).
A presidente da AMERIOS, Luzia Iliane Vacarin, ressaltou a importância do alinhamento entre os municípios e o Tribunal de Contas por meio do Ciclo de Estudos. Para ela, o evento proporcionará confiança aos gestores municipais, esclarecendo dúvidas e oferecendo conhecimentos sobre as leis que regem o poder público. O objetivo é aprimorar a gestão dos recursos públicos e garantir serviços de qualidade à população.