You are currently viewing Gestores de Cultura dos municípios da AMERIOS discutem iniciativas para impulsionar Setor Cultural da região
Colegiado Regional de Servidores do Departamento de Cultura dos Municípios da AMERIOS discutem ações culturais

Gestores de Cultura dos municípios da AMERIOS discutem iniciativas para impulsionar Setor Cultural da região

Na manhã de quarta-feira (07) de junho, os Diretores de Cultura da região se reuniram na sede da Associação dos Municípios do Entre-Rios @amerios_associacaosc para discutir diversos assuntos relacionados à cultura. O encontro teve como pauta a avaliação do XI Fórum Catarinense de Gestores da Cultura 2023, a avaliação da VI Amostra Cultural da AMERIOS, a Lei Paulo Gustavo, a 4ª Conferência Nacional de Cultura e outros assuntos relevantes.
A Diretora de Cultura de Maravilha e Coordenadora do Colegiado de Cultura da AMERIOS, Rosi Reichert Heineck, coordenou a reunião, destacando a importância de promover a cultura nos municípios.
Foi discutida a Lei Paulo Gustavo, que estabelece ações emergenciais para o setor cultural em decorrência da pandemia da COVID-19. Foram apresentadas orientações sobre a destinação dos recursos, incluindo apoio à produção audiovisual, festivais, reforma de salas de cinema, capacitação no audiovisual e apoio a microempresas e pequenas empresas do setor.
Também foram avaliados o XI Fórum Catarinense de Gestores da Cultura 2023, realizado em Lages, e a VI Amostra Cultural da AMERIOS, sediada em Tigrinhos, a VII edição acontecerá em outubro de 2023 e terá como anfitrião o município de Cunha Porã ou Modelo.
A 4ª Conferência Nacional de Cultura foi mencionada, sendo necessária a realização das conferências intermunicipais até setembro. A Conferência Intermunicipal de Cultura da AMERIOS está agendada para agosto de 2023, com o objetivo de traçar diretrizes e propostas para a cultura local.
O Colegiado Regional de Servidores do Departamento de Cultura dos Municípios da AMERIOS continua desempenhando um papel fundamental na promoção da cultura na região. A reunião encerrou-se com a expectativa de que as ações discutidas e os projetos em andamento fortaleçam a cultura local, beneficiando artistas e a comunidade em geral.