Na manhã de quarta-feira (07) de junho, os Diretores de Cultura da região se reuniram na sede da Associação dos Municípios do Entre-Rios @amerios_associacaosc para discutir diversos assuntos relacionados à cultura. O encontro teve como pauta a avaliação do XI Fórum Catarinense de Gestores da Cultura 2023, a avaliação da VI Amostra Cultural da AMERIOS, a Lei Paulo Gustavo, a 4ª Conferência Nacional de Cultura e outros assuntos relevantes.
A Diretora de Cultura de Maravilha e Coordenadora do Colegiado de Cultura da AMERIOS, Rosi Reichert Heineck, coordenou a reunião, destacando a importância de promover a cultura nos municípios.
Foi discutida a Lei Paulo Gustavo, que estabelece ações emergenciais para o setor cultural em decorrência da pandemia da COVID-19. Foram apresentadas orientações sobre a destinação dos recursos, incluindo apoio à produção audiovisual, festivais, reforma de salas de cinema, capacitação no audiovisual e apoio a microempresas e pequenas empresas do setor.
Também foram avaliados o XI Fórum Catarinense de Gestores da Cultura 2023, realizado em Lages, e a VI Amostra Cultural da AMERIOS, sediada em Tigrinhos, a VII edição acontecerá em outubro de 2023 e terá como anfitrião o município de Cunha Porã ou Modelo.
A 4ª Conferência Nacional de Cultura foi mencionada, sendo necessária a realização das conferências intermunicipais até setembro. A Conferência Intermunicipal de Cultura da AMERIOS está agendada para agosto de 2023, com o objetivo de traçar diretrizes e propostas para a cultura local.
O Colegiado Regional de Servidores do Departamento de Cultura dos Municípios da AMERIOS continua desempenhando um papel fundamental na promoção da cultura na região. A reunião encerrou-se com a expectativa de que as ações discutidas e os projetos em andamento fortaleçam a cultura local, beneficiando artistas e a comunidade em geral.