You are currently viewing 3º Reunião dos Secretários da Agricultura
amerios

3º Reunião dos Secretários da Agricultura

INFORMATIVO AMERIOS 

 

Aconteceu na quinta-feira, 7 de outubro, no auditório da Prefeitura Municipal de Caibi, a terceira reunião do corrente exercício, do Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura da AMERIOS, onde foram deliberados inúmeros assuntos:

Como primeiro assunto foi dado a palavra para os mestrandos da UNOESC, Sres. Francis Maldaner e Erno Menzel, os quais estão cursando mestrado na Unoesc, e para conclusão do mesmo, estão fazendo o trabalho de pesquisa voltado as atividades de suinocultura e aves. Desta forma, pedem o apoio dos Secretários para o levantamento dos dados relativo a pesquisa que objetiva o estudo e análise da percepção dos integrados sobre a performance produtivo, rentabilidade e nível de satisfação na atividade suinocultura e avícola no extremo oeste catarinense, e seu impacto no desenvolvimento local.

Na sequência, tomou a palavra o Sr. Américo Dornelles, juntamente com o Sr. Paulo, Engenheiro Agrônomo, e representante da Epagri, ambos da Prefeitura de São Carlos para apresentar um projeto de tecnologia para destinação de animais mortos, objetivando mitigar os riscos que estes resíduos representam à sanidade das cadeias de produção de suínos, aves e bovinos, ao meio ambiente e à saúde do trabalhador rural e dos consumidores. O projeto que ainda está em fase de execução, está tendo o apoio da Prefeitura de São Carlos, esta que já está direcionando uma área de terra, para a instalação do mesmo.

Após, o Sr. Mircon Fruhauf, Gerente Regional da Empresa de Pesquisa Agropecuária e extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI, falou sobre as ações de pesquisa, extensão e desenvolvimento organizacional, expondo que a mesma está presente na maior parte dos municípios catarinenses e possui centros de treinamentos e unidades de pesquisa voltadas primordialmente à agricultura familiar, sendo que as atribuições principais são “cumprir e fazer cumprir as políticas, diretrizes, estratégias e prioridades institucionais; formular e executar projetos e atividades voltadas ao desenvolvimento sustentável do meio rural e pesqueiro e apoiar os programas de desenvolvimento regionais e municipais”.

Na sequência estiveram presentes representantes do Cicloturismo Velho Oeste, que possui como principal objetivo, o de fortalecer a economia regional e inserir a região da Associação dos Municípios do Entre Rios – AMERIOS, na rota turística de SC. Expondo ainda que a Rota de Cicloturismo Velho Oeste é uma iniciativa que tem a Universidade do Estado de SC – UDESC como gestora e conta com diversos parceiros da iniciativa pública e privada. A proposta visa reunir belezas regionais, lazer e conhecimento tradicional em plantas medicinais em um roteiro que inclui os municípios da microrregião. E de acordo com o projeto, o viajante fará um percurso em 300 quilômetros com belas paisagens, entre estradas de chão e asfalto, passando por diversas propriedades rurais. O trajeto poderá ser percorrido de diferentes meios: bicicleta, carro, moto, a cavalo ou mesmo caminhando.

E para finalizar, esteve presente a representante da Casa Familiar Rural de Caibi, entidade esta que oferece o curso Técnico em Agropecuária, uma alternativa de formação profissional capaz de contribuir com a redução de êxodo e com o desenvolvimento socioeconômico do meio rural, a qual expos sobre a formação dos alunos, bem como as atividades que os alunos estarão aptos a exercer após a formação.

 

Caibi, 7 de outubro de 2021.