COLEGIADO DA AMERIOS REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO PRESENCIAL APÓS O INÍCIO DA PANDEMIA
Os Gerentes Municipais de Convênios (GMCs) que integram o Colegiado dos Responsáveis pelo Planejamento Urbano de Obras Municipais da Microrregião da Amerios (Associação dos Municípios do Entre Rios), participaram de uma importante reunião na tarde da última segunda-feira (13). O encontro presencial é o primeiro após o início da pandemia e foi realizado no Auditório da Associação, em Maravilha.
A reunião ocorreu mediante organização das Coordenadoras do Colegiado, Carline J. Hackenhaar e Andreia F. Schenatto, e também da Coordenadora do Núcleo Estadual de Gestão de Convênios, Noici Graeff Ranzi.
Inicialmente Carline destacou que o objetivo do encontro foi o de reunir os GMCs para repasse de informações, especialmente com relação aos procedimentos de projetos de engenharia e acerca da situação do setor em 2021.
Na oportunidade, as Coordenadoras Andréia e Noici solicitaram a mobilização dos profissionais junto aos prefeitos e líderes políticos, para que seja editada e aprovada uma Lei Estadual que autorize a utilização de saldos remanescentes ainda neste ano de 2021. Também foram abordados assuntos como o Modelo de Excelência em Gestão (MEG-Tr), sala Alesc/Fecam e editais da Lei de Incentivo à Cultura; ambos os temas abertos à manifestações pelos profissionais.
Ainda, foram prestados esclarecimentos com relação às Transferências Voluntárias – Repasses Especiais, de acordo com a Portaria da Secretaria de Estado da Fazenda nº 321/2021. Por fim, solicitou-se aos participantes que informassem sobre suas dúvidas com a Plataforma SIGEF, para que as mesmas sejam esclarecidas em capacitação no próximo dia 28 de setembro, organizada pelo Colegiado e pelo Núcleo.
A Coordenadora Andreia, representando as responsáveis pela reunião, ressalta a importância de uma boa articulação técnica para que a operacionalização das estratégias nos municípios seja eficaz e eficiente. “Com o retorno dos encontros presenciais, teremos uma maior facilidade no repasse de informações, inclusive daquilo que tratamos a nível estadual, por meio do Colegiado Estadual dos GMCs e da Fecam”, finaliza.
Além dos GMCs, o Colegiado dos Responsáveis pelo Planejamento Urbano de Obras Municipais da Microrregião da Amerios também é composto por Arquitetos e Engenheiros Civis. A partir de agora, a expectativa é de que novas reuniões e capacitações presenciais sejam agendadas, a fim de aperfeiçoar ainda mais o trabalho realizado pelo Núcleo, pela Amerios e por cada um dos 17 municípios que integram a Associação.