You are currently viewing Colegiado de Cultura da AMERIOS
cultura

Colegiado de Cultura da AMERIOS

Inicialmente foi feito uma breve avaliação sobre a Formação aos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina, esta que foi promovida pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM e as 21 Associações Regionais de municípios, por meio do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura – CONGESC. Onde na oportunidade os Gestores salientaram que a maior dificuldade quanto a realização dos trabalhos da cultura, bem como a execução dos projetos, é a burocracia, a grande demanda de trabalho burocrático do setor. Onde na oportunidade a Coordenadora Rosi solicitou aos gestores para encaminhar sugestões de novos temas para formações que poderão ser abordadas no segundo semestre.

 

Ela falou também sobre o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura do Estado de Santa Catarina, que foi instituído pela Lei 15.503/11 e regulamentado pelo Decreto 2.336/14. Promovido desde 2009 pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, e que tem como objetivo selecionar projetos culturais que receberão apoio financeiro para realizar ações nos campos das Artes, Artes Populares e Patrimônio Cultural.

 

Na sequência a Coordenadora Rosi expôs sobre a Lei Aldir Blanc de apoio a cultura regulamentada pelo Governo Federal que prevê auxílio financeiro ao setor cultural, iniciativa esta que busca apoiar profissionais da área que sofreram com impacto das medidas de distanciamento social por causa do coronavírus. Oportunidade essa que os novos Gestores de Cultura pediram um encontro para aprofundar melhor o conhecimento sobre a Lei, sendo que a Coordenadora Rosi se prontificou a trabalhar o assunto num encontro que acontecerá na sexta-feira da próxima semana, 28 de maio.

 

Maravilha/SC, 20 de maio de 2021.