You are currently viewing 25 Anos  de  História  da  AMERIOS
25 anos

25 Anos de História da AMERIOS

25 anos de história da AMERIOS

 

 

 

Uma trajetória marcada pela luta em defesa da autonomia dos Municípios e apoio aos Agentes Políticos em prol de uma Administração Pública transparente e responsável.

 

Data de fundação:                      5 de dezembro de 1995         

Data de inauguração:        12 de janeiro de 1996

 

No dia 12 de janeiro de 2021, a Associação dos Municípios do Entre Rios – AMERIOS completa 25 anos. A AMERIOS atua nos 17 municípios e tem como finalidade de ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos municípios, prestando-lhes assistência técnica relacionada com as atividades meio e fim, bem como promover o estabelecimento da cooperação intermunicipal intergovernamental.

 

A trajetória da entidade é marcada pela união dos municípios em defesa de direitos, através de assessoria qualificada ao aprimoramento da Administração Pública, de forma que os resultados sejam cada vez mais justos e igualitários para os entes associados.

 

No trabalho que presta e desenvolve com os municípios, a AMERIOS foca seus atos no campo administrativo para que esteja sempre nos limites da lei, colocando, assim, a gestão pública mais perto da sociedade. E desta forma, desenvolve inúmeras ações, desde projetos até capacitações que tornam a Associação de municípios mais dinâmica e transparente.

 

Além disso, a composição pluripartidária da Diretoria Executiva da AMERIOS, do CIS/AMERIOS e do CIGAMERIOS garante o equilíbrio das forças políticas regionais, que atuam em conjunto para preservar os interesses dos municípios junto às esferas de governo. A entidade promove também novas modalidades de inter-relacionamento e cooperação entre os governos municipais e a sociedade, objetivando o fortalecimento político regional através da união de seus associados.

 

Foi dentro da AMERIOS que nasceram os Consórcios, sendo primeiro Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMERIOS – CIS/AMERIOS e depois o Consórcio Integrado de Gestão Pública do Entre Rios – CIGAMERIOS, revelando-se, a cada dia, mais importante aos municípios devidos os serviços prestados.

 

Atualmente são dezessete municípios filiados a AMERIOS: Bom Jesus do Oeste, Caibi, Campo Erê, Cunha Porã, Cunhataí, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Palmitos, Riqueza, Romelândia, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Saudades e Tigrinhos.

 

Basicamente, estes municípios abrangem uma extensão territorial de aproximadamente dois mil, oitocentos e cinquenta quilômetros quadrados com uma população de cento e dez mil, seiscentos e quarenta e oito habitantes, situada entre o Rio das Antas e o Rio Chapecó.

 

A Economia dos Municípios filiados concentra-se 57% na atividade agropecuária, com grande ênfase na bacia leiteira, produção de grãos, como milho, soja, feijão e plantio de fumo, criação de suínos e aves, com grande rentabilidade econômica, fator principal de alguns municípios associados. Já 43% na indústria e comércio, com destaque nas atividades de abatedouro de aves, laticínio, metal-mecânica, indústria de madeira, mobiliário e têxtil, as quais industrializam também para exportação, como serviços de transporte e eletrificação que vem se desenvolvendo ano a ano nesta região. O incentivo é dado para instalação de pequenas agroindústrias familiares, onde a principal preocupação é a agregação de valores aos produtos e a viabilidade econômica das mesmas, gerando renda e crescimento regional, evitando o êxodo rural.

 

 

A microrregião, situada entre o Rio das Antas e o Rio Chapecó, possui uma abrangência territorial de dois mil, oitocentos e sessenta quilômetros quadrados; e segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE, a estimativa populacional total dos 17 municípios que compõem a AMERIOS, totalizou no exercício de 2020, 110.387 habitantes.

A economia dos municípios é bastante diversificada, sendo que dos 17 municípios, somente o Município sede da AMERIOS, Maravilha, possui a sua maior concentração de riquezas na indústria e comércio, os demais estão baseados no agropecuário. Com destaque na comercialização principalmente de frango, suínos, leite e bovinos.

 

Uma das forças da AMERIOS, no campo técnico, é a organização, apoio e supervisão aos Colegiados Regionais, os quais tem por objetivo o planejamento integrado das ações nas mais diversas áreas da Administração Pública; orientação e padronização das ações; desenvolvimento de programas e ações de forma articulada; troca de experiências de planos municipais e realização de encontros, missões e visitas de estudos a outros Municípios e regiões. Atualmente a AMERIOS possui os seguintes Colegiados, sendo:

 

 

 

  • Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura;
  • Colegiado de Secretários Municipais da Educação;
  • Colegiado de Nutricionistas;
  • Colegiado de Secretários Municipais de Saúde;
  • Colegiado de Enfermeiras;
  • Colegiado Regional de Secretários de Administração e Fazenda, Contadores e Controladores Internos;
  • Colegiado dos Servidores Municipais do Departamento de Esporte e Lazer;
  • Colegiado de Planejamento Urbano das Obras Municipais;
  • Colegiado de Assistentes Sociais;
  • Colegiado de Tributação;
  • Colegiado de Cultura e Turismo;
  • Colegiado de Procuradores e Advogados Municipais.

 

 

A solidez e credibilidade da AMERIOS também é resultado do trabalho do corpo técnico especializado, que municia os Gestores e Servidores Públicos municipais com informações atuais da administração pública, bem como presta assessoria qualificada nas diversas áreas.