NOTA IMPRENSA

Os Prefeitos dos Municípios que compõem a Associação dos Municípios do Entre-Rios – AMERIOS, juntamente com os Colegiados de Secretários de Educação e de Saúde dos dezessete municípios filiados a entidade, em reunião virtual no dia 11 de setembro, juntamente com a Assessoria da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, deliberaram sobre a SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA MICRORREGIÃO.

Na oportunidade, os Prefeitos decidiram que juntamente com os municípios do estado, a decisão seria igualitária, ou seja, conforme a decisão da FECAM e também da União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME.

Desta forma, no dia 14 de setembro as duas entidades, FECAM e UNDIME, publicaram uma NOTA CONJUNTA para as Escolas das Redes Públicas Municipais de Ensino de Santa Catarina em 2020.

O documento tem como principal objetivo o NÃO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS NO ÂMBITO MUNICIPAL, o qual diz o seguinte: cumprindo com a sua missão de representar e zelar pelos interesses da educação pública ofertada no âmbito das redes municipais de ensino catarinenses, em especial neste momento, zelar pelo direito à vida e à segurança de sua comunidade escolar, além da garantia da qualidade da oferta de ensino, recomendam que as Redes Públicas Municipais de Ensino de Santa Catarina, avaliem e considerem comunicar a decisão de não retornar as atividades presenciais nas escolas das suas redes de ensino no restante do ano de 2020.

E nos traz ainda: importante destacar para a sociedade catarinense, que os motivos acima expostos foram amplamente discutidos a fim de apresentar com clareza todo o cuidado e respeito que temos por nossa comunidade escolar. Entendemos que tomar essa decisão permitirá qualificar o tempo que resta para cumprir 2020, do ponto de vista pedagógico, e dará mais tranquilidade aos pais do ponto de vista da segurança de seus filhos se anunciarmos que, mesmo não sendo o que gostaríamos que acontecesse, dada a ansiedade de todos para o retorno das atividades escolares presenciais, esta é a decisão mais prudente e respeitosa com a vida de todos.

Concluindo, portanto, os 17 Prefeitos, juntamente com o Colegiado de Educação e de Saúde da AMERIOS, DEFINIRAM, juntamente com a FECAM e UNDIME, o não retorno das aulas presenciais no âmbito municipal, no exercício de 2020.

 

Decisão esta que presa pela saúde de toda população.

 

Maravilha/SC, 25 de setembro de 2020.