Cultura é a expressão identitária de pessoas, grupos e povos. E tal qual as “culturas” agrícolas, próprias de nossa região, os gestores de cultura precisam, com dedicação e empenho, seguir um roteiro: preparar a terra, plantar a semente, cultivar e cuidar, para que todos colham. Com essa metáfora, Jovir Zanuzzo, até então coordenador do Colegiado, acolheu os colegas gestores municipais de Cultura na primeira reunião do ano, nesta manhã, desejando bom trabalho em 2020, para que a “lavoura cultural” da AMERIOS produza muitos bons frutos.
Estiveram presentes na reunião, realizada na sede da Associação, representantes dos municípios: Bom Jesus do Oeste, Cunha Porã, Cunhataí, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Palmitos, São Miguel da Boa Vista, Saudades e Tigrinhos. Os gestores avaliaram o trabalho da área no último ano, programando as ações colegiadas para 2020, dentre elas a participação no Fórum Estadual da Cultura, no município de Ibirama, e a 5ª Mostra Cultural da AMERIOS, no município de Saudades – ambos eventos no mês de maio. Cada gestor também expôs a situação da pasta em seu município, com destaque para o início das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Por indicação da maioria, Rosi Inácia Heineck, diretora de Cultura de Maravilha, reassumiu a coordenação do Colegiado, tendo a companhia das colegas Magali Glienke (vice-coordenadora), de São Miguel da Boa Vista, Vanessa Sgarbi (Secretária), de Palmitos, e Diva Cristiane Sandmann (vice-secretária), de Bom Jesus do Oeste. Manter os gestores municipais de cultura sintonizados com as demais esferas da Cultura e motivar ações e realizações culturais nos municípios e na região é o objetivo da nova coordenação. “O objetivo, e também desafio, é manter acesa a chama da Cultura em nossos municípios, especialmente neste ano em que as atenções se voltam para as eleições; mas com a dedicação de cada um dos colegas gestores, vamos irrigar as sementes culturais para colher bons frutos no futuro”, destaca Rosi, agradecendo a confiança dos demais.