No último dia 12 de junho o Colegiado de Cultura da AMERIOS reuniu-se, na sede da Associação, em Maravilha, para importante reunião, contando com a participação dos gestores de cultura de doze municípios. O bom número de participantes, inclusive, foi avaliado positivamente. Na condução da reunião, o coordenador do Colegiado, Jovir Zanuzzo, gestor de cultura de Flor do Sertão, propôs aos presentes a avaliação de dois eventos: a 3ª Mostra Cultural da Amerios, realizada dia 03 de maio em Maravilha; e o IX Fórum Estadual dos Gestores Municipais de Cultura, realizado entre os dias 08 e 10 de maio em Garopaba.
Do evento em Maravilha, foram destacados aspectos como a boa organização por parte dos anfitriões e o bom nível de apresentações dos participantes. Uma questão a ser melhorada nas próximas Mostras é quanto à permanência de todos até o encerramento do evento, bem como uma melhor organização prévia dos municípios que participarão. Cunhataí foi o município escolhido para a organização da 4ª Mostra Cultural, que será dia 18 de outubro do presente ano. Quanto ao Fórum Estadual, que teve a participação de onze representantes do Colegiado local, à parte o problema de horários no início do evento, de modo geral foi muito proveitoso e com boas oficinas. O próximo Fórum será em maio de 2020, no município de Ibirama.
Segundo o coordenador, embora os desafios são grandes, a área da Cultura tem amplo espaço para crescimento: “um aparato legal que garante investimentos na área, bem como o tema da economia criativa que vem ganhando força, possibilitarão ver a Cultura não como algo periférico, em segundo plano, mas como essencial no desenvolvimento humano, visto que ela caracteriza-se como a alma dos povos; acreditamos nisso porque é inegável que os lugares onde a Cultura é valorizada, as pessoas são mais felizes!”, destaca Zanuzzo.
Na reunião do Colegiado também foi indicada a gestora de Cultura de São Miguel da Boa Vista, Magali Glienke, como suplente da diretora de Cultura de Maravilha, Rosi Heineck, no Conselho dos Gestores Estaduais da Cultura de Santa Catarina.