No dia quatorze de fevereiro, quinta-feira, às 8h30min, reuniram-se na sede da AMERIOS em Maravilha, os Prefeitos e a Prefeita dos municípios associados para deliberar pauta de interesse dos municípios, sob a presidência do Prefeito de Saudades – Daniel Kothe.
O Presidente cumprimentou a todos, falando de sua alegria em estar recebendo os colegas, ressaltando que o objetivo das Assembleias é discutir os projetos e ações conjuntas, sempre voltadas ao fortalecimento dos Municípios, da Associação e dos Consórcios.
Inicialmente o Presidente convidou a coordenadora do setor de Engenharia e Arquitetura, para apresentar o Plano de Trabalho da Engenharia no sentido de padronizar e definir as regras para o funcionamento, visando à satisfação de todos. A coordenadora, Sra. Marlize iniciou apresentando a equipe, relatando o que cada profissional desempenha no setor, onde depois de apresentado o presente plano de trabalho e definindo as regras foi aprovado pelos Prefeitos e a Prefeita.
Nos assuntos administrativos, o Presidente Daniel relatou o funcionamento da AMERIOS, sendo que foi apresentado o relatório financeiro do exercício de 2018, onde foram elencadas as despesas e as receitas realizadas no ano, bem como os investimentos realizados e o valor aplicado. Logo após, foi entregue uma cópia da Prestação de contas do mês de dezembro de 2018 e do Balanço do Exercício de 2018 da AMERIOS, CIS/AMERIOS e do CIGAMERIOS, relatando que o mesmo possui parecer favorável do Conselho Fiscal, sendo ambos aprovados por unanimidade.
Na sequencia foi abordado sobre o Edital de Chamada Pública nº 01/2019, para a seleção de um desenhista, sendo 40h/semanais e as inscrições, que vão até o dia 20/02.
Com relação à EGEM- Escola de Gestão Pública Municipal, o Prefeito Renaldo – Prefeito de Riqueza, integrante do Conselho Fiscal relatou a situação financeira da mesma, disse que fará contato com o presidente da EGEM, Sr. Júlio Ronconi, prefeito de Rio Negrinho para verificar a real situação da Escola.
Dando sequência foi apresentada a moção aos Prefeitos com relação à necessidade de recuperação das rodovias Estaduais que entrecortam os municípios da região do Entre Rios, onde foi sugerido agendar uma reunião com o Governador, juntamente com todos os Prefeitos, ficando como sugestão o envio dessa moção aos municípios, para que os mesmos enviem material para incrementar e justificar esse pleito.
Logo após, foi abordado sobre a Capacitação na área tributária, ou seja, o curso para os fiscais tributários dos municípios. Trata-se de uma formação continuada da Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC em direito tributário, com viés municipal. A formação é gratuita e 100% on-line. As inscrições começam neste dia 12 de fevereiro e vão até dia 1º de março no site da UDESC.
Logo após, foi aprestando os índices do valor adicionado dos municípios, bem como os resultados do Programa com Nota fiscal Vai Legal.