You are currently viewing AMERIOS realiza Roda de Conversa sobre Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes

AMERIOS realiza Roda de Conversa sobre Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes

Neste dia 9 de abril, a partir das 8h30min, no auditório da AMERIOS, em Maravilha/SC, aconteceu a Roda de Conversa sobre os Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. O evento teve por objetivo possibilitar a discussão sobre a proteção integral, as modalidades de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, em especial aprofundar a execução do Serviço de Famílias Acolhedoras em Santa Catarina. Ainda, aprofundar o debate sobre o reordenamento dos serviços e a regionalização da oferta, ampliando a qualidade dos serviços ofertados pelos Municípios. 

A Sra. Janice Merigo – Assistente Social da Federação Catarinense de Municípios – FECAM iniciou o evento falando dos objetivos do mesmo e em especial do trabalho a ser realizado.

Logo após para o Dr. João Luiz de Carvalho Botega, Promotor de Justiça, Coordenador do Centro de Apoio a Infância e Juventude do Ministério Público/SC explanou sobre a Proteção Integral e a Garantia da Convivência Familiar e Comunitária.

Seguindo a programação, a Sra. Janice abordou sobre as Concepções e Modalidades de Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes e o Reordenamento dos Serviços.

Na parte da tarde os municípios de Maravilha, Palmitos e São José do Cedro apresentaram suas experiências de implantação do Serviço de Família Acolhedora.  Famílias cadastradas no Serviço e profissionais deram seu depoimento quanto a importância do atendimento em ambiente familiar, do amor incondicional às Crianças e Adolescentes que foram destituídas do poder familiar e serão encaminhadas para adoção. Expuseram os critérios para habilitação de Famílias Acolhedoras e do quanto essas Famílias representam na vida dessas Crianças e Adolescentes. 

Na sequencia, houve debate sobre a Regionalização dos Serviços de Acolhimento.

Estiveram presentes no evento Prefeitos, Prefeita, Promotores e Promotoras, autoridades, convidados e especialmente as Famílias Acolhedoras que representam a possibilidade de continuidade da convivência familiar.