Reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 29 de março do corrente, o Colegiado de Secretários Municipais da Educação da AMERIOS, juntamente com as Avaliadoras Educacionais – SASE/MEC/UNDIME – SC, Sras. Simone Pedersetti e Cleci Lorenzon, para o primeiro encontro do exercício de 2017, onde foi repassado orientações sobre a Plataforma CONVIVA; o Plano de Cargo e Remuneração – PCR; e o Plano Municipal de Educação.
Inicialmente a Sra. Cleci Lorenzon, Avaliadora Educacional junto ao Ministério da Educação – MEC e UNDIME/SC, orientou os Secretários quanto a funcionalidade da Plataforma CONVIVA Educação, este que é um ambiente virtual gratuito idealizado para apoiar a gestão das secretarias municipais de educação de todo o país, especialmente nesse início de gestão dos novos prefeitos.
O Conviva Educação oferece recursos multimídia destinados a auxiliar os dirigentes municipais de educação e respectivas equipes na realização de atividades. O ambiente virtual é alimentado periodicamente com informações coletadas diretamente de fontes oficiais. É o caso de temas como demanda e calendário escolares, gestão orçamentária, alimentação, transporte e suprimentos, entre outros, em que o MEC cumpre papel essencial na elaboração das informações.
Na sequencia, tomou a palavra a Sra. Simone Pedersetti, também Avaliadora Educacional junto ao MEC/UNDIME, que fez um breve relato sobre o andamento dos Planos Municipais da Educação – PME, documento este que os Secretários Municipais de Educação juntamente com sua equipe, já estão estudando e elaborando desde o exercício de 2015.
O PME será um documento que estabelece metas para os próximos dez anos, o qual define metas e possibilita o planejamento de políticas de médio e longo prazo.
A Sra. Simone, falou também sobre a elaboração do Plano de Cargo e Remuneração – PCR, este que será criado por lei, regulamentando um conjunto de normas que regem a carreira dos profissionais de uma determinada categoria. O PCR deve ter como pressuposto a valorização que se expressa, entre outros fatores, em uma remuneração condigna, desenvolvimento de processos formativos e condições dignas de trabalho.
Segundo a Presidente do Colegiado de Educação da AMERIOS, e Secretária da Educação de Maravilha, Profª Rosemeri B. da Silva, este será um ano atípico para a Educação, com muitos desafios, e responsabilidades que devem ser muito bem estudadas e planejadas, pois o futuro da humanidade, está na EDUCAÇÃO.
Maravilha/SC, 30 de março de 2017.
Att. Lovete de Assis