No último dia 29/04, às nove horas, reuniram-se na sala de reuniões da AMERIOS, em Maravilha, os responsáveis de cada município na área de Cultura, para participar da reunião do Colegiado de Cultura da AMERIOS- Associação dos Municípios do Entre Rios – AMERIOS, situada em Maravilha/SC.
A Sra. Dominga Rizzi – Coordenadora do Colegiado deu abertura à reunião, falando da importância do colegiado, bem como dos trabalhos e ações nesta área.
Iniciou relatando a participação dos municípios no V Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, em Urussanga, onde todos os participantes discutiram os temas apresentados, elencando os pontos positivos e negativos, onde salientaram a qualidade das oficinas e palestras ministradas no evento. E para finalizar informaram que o próximo Fórum da Cultura será, na cidade de Chapecó, em 2016.
Também, na oportunidade abordaram sobre a Carta de Urussanga, onde sugeriram que cada Gestor envie essa carta para seu Prefeito ou a Prefeita, Vereadores e também para os Deputados, mostrando a importância da Cultura em seu Município.
Logo após, a Sra. Dominga relatou sua participação na última Assembleia de Prefeitos, o qual apresentou duas propostas de contratação de assessoria especializada para elaboração do Plano Municipal de Cultura, onde ficou definido que cada município tem autonomia, sendo que os custos serão individualizados. E para encerrar o assunto, foi agendada reunião com a empresa no próximo dia 11/05, às 9h, na AMERIOS, com a presença da Empresa Cataventos de Pinhalzinho, onde relatará o funcionamento do mesmo.
A Coordenadora Senhora Dominga também comentou sobre a Mostra de Cinema Infantil, relatando a importância de mostrar os filmes para as crianças e adolescentes, pois vão adquirindo gosto e interesse pela Cultura.
Também foi comentado que o Estado abriu Edital para 2015, para projetos nas áreas de Turismo, Cultura e Esportes, onde disse que as informações sobre Editais estão disponíveis no site: www.sol.sc.gov.br , onde poderão buscar toda a lista de programas para o ano de 2015.