Na noite de ontem (28/04), reuniram-se na sede da AMERIOS em Maravilha, os Prefeitos, a Prefeita, Vice-Prefeitos, Secretários, Técnicos, Vereadores e representantes dos dezessete municípios associados para participar de palestra e debate sobre a “REFORMA POLÍTICA, com o palestrante: Alessandro Hansen Vargas, Consultor de Gestão e Mestre em Políticas Públicas”.
Inicialmente o Presidente Dilair Menin – Prefeito de Caibi deu a abertura ao encontro, ressaltando que o objetivo era discutir e aprofundar o tema da reforma política, buscando uma proposta conjunta da AMERIOS.
O palestrante Alessandro iniciou sua fala abordando os aspectos históricos e teóricos da formação do Estado brasileiro e o modelo do atual modelo federativo vigente no Brasil. Explicou que a Federação é uma forma particular de governo, surgida em 1787 na constituinte americana, na qual as funções governamentais são divididas verticalmente, de tal modo que diferentes níveis de governo têm autoridade sobre a mesma população e território”.
Abordou também o histórico das tentativas de REFORMA POLÍTICA no Brasil, destacando que as reformas institucionais realizadas em ambiente democrático sempre serão alongadas e de difícil consenso, uma vez que os diversos setores da sociedade civil organizada tem o direito de se expressar e dar sua contribuição. Isso faz parte da democracia e a sociedade tem de estar ciente disso. Reformas realizadas de forma rápida são características de ditaduras e regimes de exceção e já provaram que têm vida limitada, justamente por não atender aos anseios e necessidades da maioria da população.
Foram abordados os principais pontos da atual proposta de reforma política que tramita no congresso nacional, tendo sido discutidos individualmente cada ponto. O processo de votação das propostas foi conduzido pelo Presidente da AMERIOS, Prefeito Dilair, que propiciou a cada membro presente na discussão o direito da livre manifestação de ideias e a posterior votação e aprovação de cada ponto da reforma.
Segundo o Presidente Dilair, a AMERIOS destaca-se uma vez mais pela postura proativa para com os desafios do ambiente institucional brasileiro, reunindo seus dirigentes e se propondo a contribuir com ideias e sugestões aos nossos parlamentares federais, que deverão receber nos próximos dias cópia do documento com as sugestões da entidade municipalista do Entre Rios.