No último dia cinco de setembro do corrente, no auditório da AMERIOS, em Maravilha/SC, a partir das 9h, reuniu-se o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde da AMERIOS. Na oportunidade, a Secretária de Flor do Sertão, Maristela Cassol Valler, deu abertura à reunião, agradecendo a presença de todos, mensurando a importância do comprometimento com o trabalho realizado frente às Secretarias de Saúde e da necessidade do trabalho em equipe.
Na oportunidade, a Assessora Fabiane destacou quanto a EXPOMERIOS 2013, que acontecerá nos dia 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, quanto ao cronograma de trabalho do Colegiado de Enfermagem e em relação à cedência de ambulância e motorista para este período. O Secretario Jonas expos ser integrante da CCO da Feira, destacando que o município de Maravilha se dispõe a realizar o plantão nos dias da Feira. No entanto, definiu-se que o Colegiado de Enfermagem organizará o cronograma (escala) de trabalho, envolvendo todos os municípios. Habilitaram-se a ceder ambulância os municípios deTigrinhos (sexta-feira à noite), Iraceminha (sábado o dia todo) eBom Jesus do Oeste (domingo o dia todo).
Dando continuidade, o Secretário Janir Bach de Tigrinhos recomendou a todos os Secretários atentarem-se a Portaria Nº 1.708 de 16 de agosto de 2013, que trata da qualificação das ações de vigilância a saúde, destacando a importância de assinatura do termo de adesão.
Em relação ao Curso Introdutório para Equipes de Saúde da Família – ESF, a Assessora Fabiane destacou que manteve contato com a Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM para ver da possibilidade da Escola estar ofertando e certificando. No entanto, a Escola está mapeando docentes para realização do mesmo. Assim, foi sugerido também que esse tema seja abordado na reunião da Comissão Intergestores Regionais – CIR em São Miguel do Oeste, para ver da possibilidade da Gerência de São Miguel do Oeste estar ofertando novamente e em parceria com a EGEM.
Quanto ao Edital de Chamamento Nº 001/2013 para realização de Cirurgias Eletivas em Ortopedia, a Assessora Fabiane destacou que o mesmo foi aprovado na última Assembleia de Prefeitos da AMERIOS, realizada em 22 de agosto do corrente. Solicitou a cada Secretário que dissemine esta informação e repasse aos prestadores desta especialidade, buscando assim, o maior número de credenciados. Destacou a necessidade de Contrato de Rateio do CIS/AMERIOS, sendo que o contador Nairo Morandini já repassou informação aos Contadores, uma vez que, caso o município queira aumentar o repasse de contribuição, precisa estar previsto no orçamento.
A Presidente Iléia de Souza, Secretária de São Miguel da Boa Vista dialogou com os demais Secretários em relação ao andamento dos Planos Municipais de Saude. Quanto à ouvidoria, a Secretária Maristela relatou sua experiência, informando que no próprio site do município foi disponibilizado um ícone: Ouvidoria SUS, onde a população pode estar encaminhando suas demandas/reclamações/sugestões, e que, estas são encaminhadas para seu próprio e-mail.
Ainda, o Secretário Jonas Dall'Agnol, de Maravilha, prestou contas quanto ao SAMU, relatando que o SAMU de Saudades pediu descredenciamento, aumentando consideravelmente o aumento da demanda e consequentemente das despesas, relatando os déficits trimestrais. Para encerrar, definiu-se que a próxima reunião acontecerá na AMERIOS, dia três de outubro do corrente.