Os alunos da Escola de Governo e Cidadania da AMERIOS participaram de palestra sobre "Desenvolvimento Territorial, ministrada pelo Sr. Mikael Lindner na noite do dia (15/07), na sede da AMERIOS, em Maravilha. O palestrante da noite é Mestre em Marketing Territorial e Desenvolvimento Local pela Faculdade de Economia da Universidade Católica de Piacenza, Itália e Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo.
O Sr. Elízio Rodrigues da Fonseca – Diretor da Escola de Governo e Cidadania da AMERIOS e Prefeito de Romelândia deu abertura a sétima aula, desejando uma boa noite a todos.
O palestrante, Sr. Mikael iniciou sua fala explicando sobre o processo de Desenvolvimento Territorial, suas intervenções setoriais ineficientes e os estudos sobre o Capital Social da Terceira Itália e Distritos Industriais Italianos. Abordou sobre a importância e a necessidade de tomar decisões corretas para o desenvolvimento territorial. Salientando que as regiões que tiveram melhor desenvolvimento de pequenas e médias empresas foram as regiões que contaram com um trabalho participativo, ou seja, com "Ações Conjuntas".
Segundo Professor Lindner, o papel dos Atores Locais é essencial na busca de soluções originais, no que diz respeito às opções de dinamização socioeconômica à organização do trabalho produtivo e a gestão local dos recursos naturais. Integram-se, portanto, neste processo as dimensões sociais, econômicas, culturais e políticas, atribuindo aos atores locais o protagonismo do desenvolvimento sustentável.
E para que haja desenvolvimento territorial é necessário que aconteça a desconcetrazação administrativa, intersetorialidade e construção coletiva e organização de produtores. Salientou o papel das organizações, em especial da sociedade civil, enfatizando as possibilidades de formulação de consensos entre os atores e as regras para a destinação e controle de recursos públicos.
Abordou os conceitos de Território (território dado x território construído), Recursos e Ativo Territorial, Vantagem Competitivo-Diferenciadora, Marketing Territorial, Planejamento Territorial Estratégico, Ação Coletiva, Marcas Coletivas, Indicações Geográficas e Economia Criativa.
Segundo o professor Mikael, o mais importante é internalizar uma lógica de planejamento e ação coletiva na cultura local, indo sempre de encontro ao desenvolvimento sustentável.
Logo após as colocações, o Sr. Lindner fez uma dinâmica de grupo, onde os participantes relataram a realidade da região da AMERIOS hoje e como gostariam que a mesma estivesse em 2020, sendo sugerido a realização de planejamento estratégico que contemplassem os dezessete municípios, bem como um diagnóstico da região, para abordar a questão da identidade da região, logística, educação, agroindústrias familiares, infraestrutura, incentivo em projetos de qualificação profissional, qualidade de vida, meio ambiente, entre outros.
O Palestrante finalizou sua aula, deixando os seguintes questionamentos para reflexão: O que precisamos fazer para construir a região que desejamos? Quais os desafios políticos? Quais os desafios econômicos? Quais os desafios sociais? Quais os desafios ambientais?