You are currently viewing Eleita nova Coordenadora do Colegiado de Assistentes Sociais

Eleita nova Coordenadora do Colegiado de Assistentes Sociais

 

Na manhã do dia 14 de junho, a partir das 9h, na sala de reuniões da Associação dos Municípios do Entre Rios – AMERIOS, em Maravilha/SC, reuniu-se o Colegiado de Assistentes Sociais da região. A reunião foi conduzida pela Sra. Giley Veiga – Coordenadora do Colegiado e Assistente Social de Saudades, onde foram discutidos vários assuntos relacionados à Política de Assistência Social.

Dentre os assuntos em destaque ocorreu a eleição da Coordenação do Colegiado de Assistentes Sociais da AMERIOS para gestão 2013, sendo eleita por aclamação como Coordenadora: Assistente Social Franciele Sangalli Casaril – Palmitos, Vice-Coordenadora: Silvani Dall'Agnol – Flor do Sertão, 1ª Secretária: Vanilde Guarnieri – Santa Terezinha do Progresso e 2ª Secretária: Sueli Kunz – Saudades.

Quanto ao Plano de Ação 2013, informou-se que o Aplicativo do Plano está disponível para preenchimento. O prazo de finalização, tanto pelo Gestor quanto pelo Conselho, será até 30/06/2013, sendo aconselhado que preencham o Plano de Ação o quanto antes a fim de evitar problemas com o congestionamento e sobrecarga do sistema. O não preenchimento deste aplicativo poderá implicar na redução e/ou perda do recurso referente ao cofinanciamento Federal.

Ressaltou-se que conforme Resolução CNAS nº 36/2012 o período para a realização das Conferências de Assistência Social segue o seguinte cronograma:

I. Conferências Municipais – prazo inicial: 08 de maio – prazo final: 09 de agosto de 2013;

II. Conferências Estaduais e do Distrito Federal – prazo final: até 18 de outubro de 2013;

III. Conferência Nacional de Assistência Social: 16 a 19 de dezembro de 2013. A Conferência Estadual no Estado de Santa Catarina acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de outubro. Por orientação do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS/SC, via telefone, uma vez que não há Resolução que normatize até a presente data, deverão ser eleitos 2 delegados com seus respectivos suplentes nas Conferências Municipais, sendo: 1 representante governamental e seu suplente e 1 representante da sociedade civil e seu suplente, dentre os seguintes segmentos: a)entidades de assistência social; b)entidades representantes dos trabalhadores do SUAS; c)usuários e organizações de usuários do SUAS.

Foi informado que quanto ao preenchimento do Registro Mensal de Atendimento dos CRAS e CREAS em Santa Catarina, até 13 de maio de 2013, 45 Unidades/ Municípios estavam com pendência de preenchimento do Relatório Mensal de Atendimento do mês de janeiro. O Estado solicita a esses municípios que regularizem imediatamente a situação de preenchimento dessas informações, já que estas subsidiam na expansão da oferta do PAIF e do PAEFI.

Ainda, a Assistente Cristiane Martim da AMERIOS informou que acontecerá Capacitação sobre os serviços de atendimento à pessoa idosa nos municípios, sendo uma parceria entre FECAM, AMERIOS e Núcleo de Estudos da Terceira Idade – NET, que será oferecida no mês de agosto, na AMERIOS, em data a ser definida, sendo10 horas/aula e investimento de R$ 100,00 servidores dos municípios filiados à FECAM e demais participantes R$ 150,00.

Destacou ainda quanto ao Encontro Regional sobre Gestão Municipal, onde serão dois dias de Capacitação para Gestores e Técnicos dos Municípios (15 e 16/08), sendo para Assistência Social dia 15 de Agosto de 2013, no Laboratório de Informática da AMERIOS. Dentre os assuntos: reordenamento da Política de Assistência Social, Elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social, Conferências Municipais, Recursos da Assistência Social, Ações da Assistência Social na FECAM, Programa de Assistência Social, enfim, assuntos relacionados à área.

Já para a EXPOMERIOS 2013, que acontecerá dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro deste ano, o Colegiado organizará o II Encontro Regional da Terceira Idade, compondo assim a programação da feira. Definiu-se que cada município deverá eleger uma apresentação da terceira idade, podendo ser dança, música, declamação de poesia, enfim, uma apresentação cultural, sendo que para integração da região e valorização dos idosos, todos os municípios deverão participar. Assim, sugeriu-se que Secretários (as) de Assistência Social, Assistentes Sociais, Coordenadores de Idosos, organizem a apresentação nos seus municípios.