No Auditório da Associação dos Municípios do Entre Rios – AMERIOS, em Maravilha/SC, reuniu-se a partir das 9h do dia 13 de junho, o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde da região da AMERIOS para reunião mensal.
Na oportunidade, a Vice Coordenadora do Colegiado, Sra. Maristela Cassol Valer, secretária de saúde de Flor do Sertão, deu abertura a reunião, falando da alegria e dedicação que devem ser dispensados no trabalho diário, assim como, da humildade em compartilhar experiências de sucesso entre colegas Secretários.
Dando continuidade, fizeram parte da reunião Sandra e Francielle, do Laboratório CITOPREVE, falando do processo de trabalho do Laboratório, e da parceria com os municípios, ressaltando que a produção é informada através de BPA e lançada no SISCOLO.
A Sra. Daniela Bichet Muller- Diretora do Hospital de Cunha Porã, assim como o médico ortopedista Sr. Celso Tubone, participaram da reunião informando que o Hospital estará ofertando cirurgias em ortopedia de média complexidade. Ressaltou sua experiência em cirurgias no município de Frederico Westphalen, sendo especialista em cirurgia de quadril. O Secretário Sidnei, falou acerca das AIHs de cirurgias eletivas, onde há um incentivo por parte do Estado para realização destas cirurgias de média complexidade. Sugeriu-se que o Dr. Celso credencie consulta em ortopedia pelo Consórcio CIS/AMERIOS.
Na sequencia, o Assessor em Saúde Eloi Trevisan falou acerca do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, quanto à legislação, destacou os objetivos do serviço, que tem dentre os principais objetivos reduzir a mortalidade pré-hospitalar, realizar atendimento pré-hospitalar grave, escuta médica permanente, regular a transferência inter-hospitalares com cuidados médicos apropriados e operacionalizar sistema regionalizado e hierarquizado de saúde. As equipes são compostas por técnico de enfermagem e motorista (socorrista), considerada Unidade de Suporte Básico – USB; médico, enfermeiro e motorista (socorrista), considerada Unidade de Suporte Avançada – USA, Helicóptero UTI – médico, enfermeiro, piloto e operador de vôo, e, motolândia e embarcação (lancha). Reportou-se a estrutura em SC, sendo que os municípios da AMERIOS pertencem a central de regulação unidade de Chapecó, sendo que o custeio por equipe de suporte básico – R$ 12.500,00/mês hab.; R$ 20.8750,00/mês se houver qualificação. Falou que o custeio é tri-partite, União (50%), Estados e Municípios, e da necessidade do comprometimento da participação de todos os municípios no custeio e da legalidade neste repasse. Apontaram-se os desafios da operacionalização do serviço. Pontuou-se que o município sede deverá fazer a prestação de contas trimestralmente.
Ainda, o Secretário Sidnei Bellé de Caibi falou acerca do trabalho das assessorias em saúde, da contratação dos apoiadores em saúde no COSEMS, sugerindo oficializar a este órgão a contratação novamente destes apoiadores, diante do trabalho que vinha sendo realizado junto às secretarias municipais de saúde da região.
O Secretário Jonas Dall Agnol de Maravilha informou a todos, que o município foi contemplado com uma USA – UTI móvel, sendo o município regulador, e que, será mantida pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, sendo esta uma decisão técnica atrelada ao plano das redes de urgência e emergência.