You are currently viewing Reunião do colegiado de secretários de administração e fazenda, contadores e controladores internos da microrregião da amerios

Reunião do colegiado de secretários de administração e fazenda, contadores e controladores internos da microrregião da amerios

 

Reuniram-se na sede da AMERIOS, em Maravilha, na data (07/06), o Colegiado de Secretários de Administração e Fazenda, Contadores e Controladores Internos da microrregião da AMERIOS dos Municípios Associados para debaterem assuntos voltados a Excelência da Administração Pública.

Inicialmente a Assessora Administrativa e Financeira da AMERIOS, Sra. Fabiane Galera deu abertura a reunião, reproduzindo uma linda mensagem de reflexão: "De que lado você está?" e passou de imediato a palavra ao 1º Coordenador do Colegiado, Sr. Paulino Parisotto o qual falou de sua alegria em estar reunindo nesta data com uma equipe tão seleta e preocupada com Gestão Pública Municipal.

O 1º Coordenador, Sr. Paulino Parisotto -Palmitos abordou sobre: "Novo Modelo de Gestão por Competências na Administração Pública", enfatizando que, competência é tomar iniciativa e assumir responsabilidade do individuo diante das situações profissionais com os quais se depara. Abordou da importância da conscientização e orientação da equipe sobre os métodos do processo. E o grande desafio consiste em desenvolver competências como flexibilidade, criatividade, inovação e empreendedorismo, os quais possibilitam as organizações eficácia ao alcance das metas e dos resultados, que a sociedade tanto espera do gestor público. Falou que precisamos ter Atitude, Conhecimento e Habilidades para desempenharmos um trabalho a contento. Salientou da importância da mudança e a quebra dos velhos paradigmas, para promover à implantação da atuação de especialistas em cada área de autuação do servidor Público, ou seja, setor que é responsável, no contexto do Organograma Estrutural da Entidade, visando fortalecer as atividades e ações de toda a região, em benefício da população. Encerrando a participação, enfatizou que tudo o que está sendo proposto é para que os Prefeitos de nossa Região se sintam amparados pelos seus colaboradores diretos na operacionalização dos procedimentos UNIFORMES se organizando de forma INTEGRADA. Com a nova proposta é tomada a decisão em conjunto, para que no dia-a-dia as Prefeituras da AMERIOS possam desenvolver ações e projetos padronizados.

A 3º Coordenadora do Colegiado, Sra. Carin Christian Wagner Kafer- Maravilha, abordou sobre o "Controle Interno na Administração Pública", sua implantação e operacionalização, falando da gestão fiscal responsável e da necessidade de ter um controle interno eficaz para tomar a decisão certa e principalmente obedecer a legislação.

O 2º Coordenador, Sr. Cláudio José Zembruski-Maravilha, abordou sobre a Lei de Acesso Informação e da Transparência Brasil. Também abordou sobre a Instrução normativa TCE/SC nº014, e seus apontamentos e exigências, enfatizando cautela e cuidado minucioso com os recursos, bem como o devido preenchimento dos documentos ora solicitados. Devido a grande importância desses temas foi composta uma comissão para aprender modelo padrão, onde após discutido e apresentado, ficará a critério de cada município a implantação ou não do modelo proposto pelo colegiado. A comissão foi composta por Carin- Maravilha, Carla- Modelo, Leandro- Flor do Sertão e Claudio de Maravilha.

Logo após o Assessor Jurídico falou sobre o Consórcio Integrado de Gestão Pública do Entre Rios – CIGAMERIOS",falando dos seus objetivos e que mesmo servirá para diversas finalidades além da gestão da iluminação pública, estando prevista a possibilidade do Consórcio CIGAMERIOS realizar compras conjuntas governamentais, que aumentam em muito a capacidade de negociação para aquisição de insumos de uso comum dos Municípios, por exemplo medicamentos, além de possibilitar a gestão integrada de diversos serviços públicos, como sistemas de água e esgoto e resíduos sólidos (lixo), inclusive, através do Consórcio CIGAMERIOS a região aumenta as chances de obtenção de recursos junto aos governos federal e estadual. Salientou que o CIGAMERIOS é um Consórcio Público com personalidade jurídica de direito público e natureza autárquica interfederativa, nos termos da Lei N.º 11.107/2005 e do Decreto N.º 6.017/2007. Onde logo após a apresentação foi apresentado proposta de atuação no Consórcio, onde após os debates,troca de experiências e sugestões, foi composta uma comissão para estudar e apresentar a funcionalidade do mesmo, sendo: Sr. Leandro- Flor do Setão, Sr. Silvio- São Miguel da Boa Vista, Sr. Eloi – Caibi , Sr. Mário – Saltinho, juntamente com o Sr. Paulino Parisotto de Palmitos. A comissão irá se reunir dia 13 de junho, as 9h, na AMERIOS.

Finalizando a reunião a Assessora Fabiane apresentou os cursos solicitados pelos municípios, sendo que na próxima reunião cada município deverá trazer a relação dos participantes.