You are currently viewing Escola de Governo e Cidadania da AMERIOS inicia as aulas

Escola de Governo e Cidadania da AMERIOS inicia as aulas

 

A Escola de Governo e Cidadania da AMERIOS iniciou na noite do dia 3 de junho, no Auditório da entidade, a aula inaugural da 1ª turma, ministrada pelo professor e diretor da Escola de Governo e Cidadania da AMVALI, Alessandro Hansen Vargas, que apresentou aos alunos o conceito e a proposta curricular do curso "Aperfeiçoamento de Agentes Públicos".

O Sr. Norberto Paulo Gonzatti – Presidente da AMERIOS e do CIS/AMERIOS e Prefeito de Palmitos deu abertura ao evento agradecendo aos colegas Prefeitos e a Prefeita o apoio a iniciativa de implantar a Escola nesta gestão de 2013. Disse que a Escola será um diferencial importante para toda região e refletirá no dia a dia dos serviços prestados a população.

O Sr. Elizio Fonseca – Diretor da Escola de Governo e Cidadania da AMERIOS em 2013 registrou sua alegria em estar conduzindo esse projeto que irá fortalecer as Administrações Municipais através da valorização dos servidores públicos, que terão uma noção ampla de todos os setores que compõem a gestão municipal. Falou ainda que as palestras serão sempre ministradas por profissionais experientes, com comprovada experiência e conhecimento da área.

A Sra. Rosimar Maldaner – Prefeita de Maravilha e Patronesse da 1ª turma destacou que os princípios norteadores da Escola, como a ética na política, o desenvolvimento sustentável, a democracia participativa, os valores republicanos e a cidadania, são valores importantíssimos a serem reforçados junto aos agentes públicos e a população da região.

O evento contou com a presença da Sra. Janice Merigo, Coordenadora de Formação da Escola de Gestão Pública Municipal, representando neste ato Sr. Pedro Celso Zucchi- Presidente da Fecam.

Durante a primeira aula, além da programação geral do curso apresentada pelo Professor Alessandro, foi abordado o histórico do associativismo de municípios no Brasil e no mundo, destacando a excelência do movimento municipalista catarinense, no qual destacam-se as 21 Associações de Municípios e a Federação Catarinense, num modelo que completou no ano passado 50 anos de história.

Desde então, as Associações de Municípios catarinenses se fortaleceram através de apoios diversos, no passado, dos governos federal e estadual, destacando-se a consolidação do modelo durante as gestões dos governadores Colombo Machado Salles (1971-1975) e Antônio Carlos Konder Reis (1975-1979), durante as quais o Governo do Estado formalizou convênios de cooperação e apoio financeiro que resultaram no fortalecimento da integração e na melhoria da gestão pública dos Municípios. Segundo o Professor Alessandro, nas últimas décadas o suporte as ações das Associações de Municípios catarinenses tem ficado totalmente a cargo dos Municípios, sem o apoio formal do Governo Estadual, que celebrou o ultimo convênio com todas as Associações do Estado no período compreendido entre 1992-1999 para a realização do Plano Básico de Desenvolvimento Ecológico-econômico.

Alessandro destacou ainda as enormes conquistas auferidas aos Municípios ao longo das últimas cinco décadas, destacando que a união dos Prefeitos resultou na implantação da BR 282, na universalização da eletrificação rural, dentre outras conquistas mensuráveis ou intangíveis. Lembrou ainda que, a implementação de políticas públicas através das equipes técnicas das Associações de Municípios representou um incremento qualitativo inquestionável aos Municípios, que instalou competências em cada uma das regiões e garante ainda hoje o suporte técnico aos 295 Municípios catarinenses a um custo-benefício inigualável.

Segundo o Professor Alessandro, "os municípios, isoladamente, sem as associações não conseguiriam realizar tantas ações estratégicas, ao passo que juntos se fortalecem, reduzem os custos, trabalham em prol da melhoria da administração pública municipal que reverte em melhores serviços para a sociedade regional".

Falou também sobre o papel da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e dos serviços prestados pela AMERIOS aos municípios associados e seus projetos inovadores, como a implementação da Escola de Governo e Cidadania da AMERIOS.

A Sra. Fabiane Galera, coordenadora da Escola de Governo e Cidadania enfatizou a importância da participação de todos, abordando sobre o funcionamento das aulas.

E para encerrar, o  Sr. Elizio Fonseca – Diretor da Escola de Governo e Cidadania da AMERIOS em 2013 agradeceu ao palestrante pelas colocações, desejando um bom retorno.