You are currently viewing AMERIOS OFERECE “SEMINÁRIO PARA NOVOS GESTORES”

AMERIOS OFERECE “SEMINÁRIO PARA NOVOS GESTORES”

 

A Associação dos Municípios do Entre-Rios – AMERIOS realizou nos dias 5 e 6 de novembro, segunda e terça-feira, no Auditório da Associação, um "Seminário para Novos Gestores", numa parceria da AMERIOS com a Federação Catarinense de Municípios – FECAM, o Tribunal de Contas de Santa Catarina – TCE/SC e o Ministério Público de Santa Catarina.

O Seminário para Novos Gestores contou ainda com o apoio da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), a Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) e o Instituto de Contas (ICON/TCE) e o objetivo maior foi oportunizar conhecimentos voltados ao papel dos gestores públicos frente às instituições e suas respectivas interações com a gestão pública municipal.

No primeiro dia, segunda-feira, a AMERIOS fez um breve relato sobre as atividades desenvolvidas pela entidade, os trabalhos oferecidos por cada Assessoria, ou seja, Administrativo e Financeiro, Jurídico, Movimento Econômico, Desenvolvimento Regional, Informática, Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Desenho e Topografia.

Neste mesmo dia, o Auditor Fiscal de Controle Externo – TCE/SC Sr. Geraldo José Gomes, expôs os primeiros passos antes e após a posse dos NOVOS GESTORES MUNICIPAIS, onde listou inúmeras ações a serem executadas para o início do mandato, os quais deverão ser exigidos pelo no Executivo Municipal, como:

– Dados do Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA;

– Relação dos Convênios e Contratos em andamento;

– Relação atualizada dos bens patrimoniais;

– Relação atualizada dos servidores e sua vinculação com a administração;

– Balanço geral do exercício de 2012; e

– Demais obrigações a serem cumpridas para a transição.

No segundo dia, ou seja, na terça feira, a Federação Catarinense de Municípios – FECAM falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela entidade em prol dos municípios catarinenses. Expondo as áreas que a mesma presta assessoria e consultoria.

Falou ainda sobre o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA, o qual atende o Diário Oficial dos Municípios, divulgando on line os atos oficiais da administração pública municipal; Gestão de obras, que também é uma ferramenta on line de controle do orçamento e cronograma das obras públicas municipais; Gestão de Assistência Social para o controle dos atendimentos às famílias; Gestão das Câmaras Municipais, que permite hospedar o site da Câmara na internet; e Gestão Tributária.

Na sequencia a Promotora de Justiça da Comarca de Maravilha, Ana Elisa Goulart Lorenzetti explanou sobre as atribuições do Ministério Público.

E para encerrar o evento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma Palestra com o tema "A tradição associativista da região da AMERIOS e a importância da Liderança e de Ações integradas", com a Palestrante Ione Santin Cortese.