You are currently viewing Saiu o resultado do IDEB e Municipios da AMERIOS mantém a média

Saiu o resultado do IDEB e Municipios da AMERIOS mantém a média

 

A Associação dos Municípios do Entre-Rios – AMERIOS realizou na quarta-feira, 15, no município de Palmitos a quarta reunião do presente exercício do Colegiado de Educação, onde entre os vários assuntos em pauta foi deliberado sobre o 1º Seminário Estadual dos Conselhos Municipais do FUNDEB; e  sobre o Seminário Ministério Público pela Educação. Destaque especial foi dado ao índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB.

O Governo Federal e o MEC, Ministério da educação, divulgou na última 4ª feira dia 15, os dados oficiais do IDEB, índice de desenvolvimento da Educação Básica. Esse índice é divulgado a cada dois anos, onde todas as escolas das redes são avaliadas por fluxos escolares como: taxa de reprovação, abandono, desempenho dos estudantes nas avaliações da Prova Brasil – português e matemática e o SAEB, (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Santa Catarina aparece com uma média de 5,8, numa escala de prevista de 6,0 até 2021 nos anos iniciais. Já os 17 municípios da microrregião da Amerios estão dentro da média estadual.  É bom destacar que todos os municípios, na rede municipal da microrregião da AMERIOS tiveram crescimento no índice. O maior destaque foi o município de Riqueza, onde de 4,5 em 2005, passou em 2011 para 6,7. A média geral dos municípios ficou em 5,7.

Segundos os secretários da educação, esses dados foram avaliados com muita serenidade. Todos foram unanimes em afirmar que precisamos investir e melhorar muito ainda esses dados. Tem-se constato falta constante de recursos, preocupação com a municipalização em alguns casos, falta de prioridades contínuas e diretivas, o que poderiam melhorar ainda mais esses dados, comentou o professor e consultor educacional, Elcio José Bamberg  e também secretário da educação do município de Saudades. Nós professores e administradores precisamos incisivamente acreditar que educação é igual a uma competição de Olimpíadas, onde lá se treina e muito. Na educação deve ser isso. Porém, é um conjunto de ações, onde se tem o professor qualificado; salário digno; participação dos pais e sociedade, enfim. Ou desempenhamos com metas e recursos ou as "medalhas e notas" "melhorarão muito lentamente neste Brasil que neste ano completa 190 anos de independência".