You are currently viewing Colegiado Regional dos Secretários Municipais de Agricultura da AMERIOS debatem sobre estiagem com o responsável regional da Defesa Civil

Colegiado Regional dos Secretários Municipais de Agricultura da AMERIOS debatem sobre estiagem com o responsável regional da Defesa Civil

 

Preocupados com a grave situação da estiagem que assola a região, o Colegiado Regional dos Secretários Municipais de Agricultura da AMERIOS,  realizou Reunião Extraordinária, na sexta – feira, 23 de março, no Auditório da Associação, sob a coordenação do Sr. Flávio Antônio Hubner, Secretário Municipal de Agricultura do Município de Saudades /SC e Presidente do colegiado.  Na pauta da reunião, o assunto principal foi  estiagem, onde esteve presente o responsável regional da Defesa Civil, Sd. Daniel Caron,  também participaram da reunião os secretários de agricultura e os técnicos municipais de toda a microrregião.

De acordo com o Sd. Caron, todos os 17 municípios que fazem parte da AMERIOS, decretaram Situação de Emergência em função da estiagem, porém ressalta Caron, " é preciso acompanhar junto a defesa civil do estado a validade do decreto"  ainda  esclareceu dúvidas sobre a Portaria nº 607, de 18 de agosto de 2011, que regulamenta o uso do Cartão de Pagamento de Defesa Civil – CPDC, cartão este que é destinado ao pagamento de despesas com os recursos transferidos pela União, por intermédio do Ministério da Integração Nacional, para execução de ações de socorro, exclusivamente em situações de emergência ou estado de calamidade pública. Segundo o Sd. Caron para utilização do cartão, os responsáveis pela defesa civil nos municípios devem procurar a agência do Banco do Brasil, para abertura de conta específica, sendo que este cartão somente poderá ser utilizado por um funcionário concursado, atendendo a um plano de trabalho elaborado pelos técnicos do município, "o cartão não saca dinheiro para atender individualmente, atenderá  ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais" ressalta Caron.

Na sequência  da reunião o Presidente do Colegiado, mostrou preocupação com a situação atual da estiagem, relatou que em seu município, o que não é diferente dos demais municípios da região  a situação é critica, onde a dificuldade está em levar água as propriedades, necessitando de caixas de água para deposito, e maquinas para abertura de valas, sendo que para estas atividades o Cartão de Defesa Civil não se enquadraria,  e que será preciso grande mobilização das lideranças regionais, para correta aplicação do cartão da defesa civil, uma vez que, dos R$ 11.000.000,00  aprovados para ficar a disposição dos municípios de Santa Catarina, somente R$ 3.000.000,00 foram repassados ao estado, uma vez que os municípios ainda não tem o referido cartão.

O colegiado demonstrou preocupação quando do repasse das informações  referentes a recursos para beneficiar os atingidos pela estiagem, sendo que muitas vezes nem mesmo o Conselho Municipal de Defesa Civil, o Secretário Municipal de Agricultura ou o Prefeito sabem do que se trata, criando expectativas que muitas vezes não passam de suposições e especulações, o que acaba atrapalhando os trabalhos nos municípios para atendimento aos que necessitam.

Ao final da reunião ficou claro que os problemas advindos da estiagem, são recorrentes, isto é vem acontecendo ao longo dos últimos anos, necessitando empenho de todos para que a cada nova estiagem, estejamos mais preparados, para administrá-la da melhor forma possível, o que acreditamos ser através da prevenção.