A Associação dos Municípios do Entre Rios – AMERIOS realizou nesta data, dia 13 de setembro, terça-feira, com início às 9h30min, no auditório da Prefeitura Municipal, em Flor do Sertão/SC a reunião do Colegiado de Cultura e Turismo da microrregião.
O Sr. Valmir de Jesus Pinto – Secretário de Educação deu à abertura a reunião, onde falou da sua alegria em receber os colegas, relatando a importância dessas reuniões para o fortalecimento regional.
O Prefeito Rogério Perin em seu pronunciamento falou da satisfação em estar recebendo o Colegiado, falando da importância dos trabalhos da cultura e turismo para melhorar a qualidade de vida dos munícipes e da região da AMERIOS e ressaltou a importância e o comprometimento dos municípios para o sucesso da EXPOMERIOS/2011.
A presente reunião foi coordenada pela Sra. Venice Baldissera – Diretora de Cultura de Maravilha onde deu a abertura aos trabalhos do dia, falando sobre os preparativos da EXPOMERIOS/2011. Iniciou lendo a pré-programação, falando da necessidade do envolvimento de toda a população do Entre Rios.
Com relação à realização dos Shows Culturais, a Sra. Venice relatou que será no domingo à tarde, com início as 13h30min, ou seja, dia 27 de novembro, sendo que cada município terá o tempo de 10 a 12 minutos para apresentações, onde na seqüência foi efetuado o sorteio, ficando na seguinte ordem: 1º – São Miguel da Boa Vista; 2º – Bom Jesus do Oeste; 3º – Saudades; 4º – Caibi; 5º – Cunha Porã; 6º – Iraceminha; 7º – Flor do Sertão; 8º – Santa Terezinha do Progresso; 9º – Saltinho; 10 – Riqueza; 11 – Cunhataí; 12 – Palmitos; 13 – Maravilha; 14 – Tigrinhos; 15 – Modelo; 16 – Campo Erê e 17 – Romelândia. Os municípios terão prazo até o dia 26 de setembro para enviar para a AMERIOS, o nome da apresentação, tempo de duração, e os equipamentos necessários. A Sra. Venice, juntamente com o Colegiado de Cultura e Turismo serão responsáveis pela realização e coordenação dos Shows Culturais.
Com relação ao Concurso da Rainha, Princesas e Miss simpatia que será no dia 25 de novembro, com início às 22h30min, foi salientado que as Candidatas deverão estar uma hora antes do início do desfile, devidamente vestidas com a roupa e o calçado definidos pela Comissão Organizada, maquiadas, cabelo arrumado, enfim, prontas para representar o município. Também foi ressaltado aos municípios que é de total responsabilidade dos mesmos acompanhar a candidata, devendo estar pontualmente nos ensaios, os quais acontecerão nas seguintes datas: 29/10, 12/11, 19/11, às 14h, no Departamento de Cultura, em Maravilha. E no dia 25/11, às 13h30min para o ultimo ensaio, no Parque de Exposições. Em todos os ensaios as meninas deverão estar de calçado de salto. Com relação às vencedoras ficará sob a responsabilidade dos municípios seguir o regulamento, devendo as mesmas estarem devidamente trajadas, dia 26/11, a partir das 14h até o encerramento da EXPOMERIOS e no dia 27/11, a partir das 10h até o encerramento, final da feira. A Comissão responsável pelas Candidatas são: Sra. Venice – Maravilha, Sra. Ivânia – São Miguel da Boa Vista, Sra. Paula – Campo Erê, Sra. Vera -Tigrinhos e o Sr. Marcos – Romelândia. Essa comissão é responsável pelos ensaios e acompanhamento do início até o final da feira. Foi ressaltado também que os Diretores de Cultura deverão escolher e informar a Sra. Fabiane Galera a referência da foto, conforme site da empresa que as fotografou, até o dia 26/09, para que a comissão organize a exposição das mesmas. As assessoras Fabiane e Lovete serão responsáveis pela definição dos jurados.
A Assessora Administrativa e Financeira, Fabiane Galera abordou sobre a importância e o envolvimento de todos os setores das Administrações Municipais, bem como a mobilização, sendo cultura e turismo, educação, agricultura, administração para que todos trabalhem em sintonia e juntos. Também disse que o Sr. Marcos Orso está disponível para auxiliar e estará visitando os municípios para formar as comissões municipais. A Assessora Fabiane relatou também que há necessidade de que os Colegiados de Cultura, Turismo e Educação trabalhem juntos nesta área.
Com relação a realização do Sarau Cultural, os municípios tem o prazo até o dia 26/09, para a definição a apresentação.
Em seguida a Assessora Lovete de Assis convidou o Sr. Genuir Bassani – da SDR/MH para abordar sobre o Festival Escolar da Canção, expondo que o mesmo é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR/Maravilha, e que será realizado na forma de eliminatórias em cada município, com data marcada pela Organização municipal, onde a mesma deverá acontecer antes da etapa final, a ser realizada no dia 26 de novembro de 2011, a partir das 16h, em Maravilha durante a realização da EXPOMERIOS, conforme ordem de apresentação, definido em sorteio:
SORTEIO CATEGORIA JUVENIL CATEGORIA INFANTIL
1º Santa Terezinha do Progresso 1º Bom Jesus do Oeste
2º Iraceminha 2º Caibi
3º Flor do Sertão 3º Riqueza
4º Pinhalzinho 4º São Miguel da Boa Vista
5º Cunha Porã 5º Tigrinhos
6º Saltinho 6º Romelândia
7º Saudades 7º Palmitos
8º Modelo 8º Maravilha
9º Cunhataí 9º Campo Erê
10 Campo Erê 10 Cunhataí
11 Maravilha 11 Modelo
12 Palmitos 12 Saudades
13 Romelândia 13 Saltinho
14 Tigrinhos 14 Cunha Porã
15 São Miguel da Boa Vista 15 Pinhalzinho
16 Riqueza 16 Flor do Sertão
17 Caibi 17 Iraceminha
18 Bom Jesus do Oeste 18 Santa Terezinha do Progresso
E para encerrar, os participantes do I FÓRUM CATARINENSE DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA, que aconteceu nos dias 01 e 02 de agosto, em Fraiburgo, avaliaram de forma positiva, expondo que o mesmo trouxe muitas novidades fomentadas para o desenvolvimento da área, sugerindo que cada município comece a trabalhar buscando inovar e fomentar o desenvolvimento da cultura.