A Associação dos Municípios do Entre-Rios – AMERIOS realizou na manha da quarta-feira, 31 de agosto, reunião com a Comissão Central Organizadora – CCO da EXPOMERIOS 2011, onde sob a coordenação do Assessor em Desenvolvimento Regional Marcos Orso, o encontro objetivou trocar informações sobre o andamento dos preparativos para a feira, nas suas diversas sub-comissões, bem como definir a programação dos três dias de feira e o lançamento oficial da mesma.
Participaram do evento, além dos Assessores da AMERIOS, o Sr. Clair Lorenzet da EPAGRI/CH; Representante da Associação Comercial e Empresarial de Maravilha; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Representante da Prefeitura Municipal de Maravilha; e os representantes dos Colegiados da AMERIOS da Educação, Cultura, Saúde, Tributação, Agricultura e demais convidados.
A Feira tem por objetivo oportunizar os Municípios apresentar seus potenciais da agricultura e artesanato, bem como, levar aos seus agricultores o conhecimento dos melhores e mais atualizados equipamentos para atender as pequenas agroindústrias, bem como, demonstrar a população local e regional o potencial da agricultura, artesanato e cultura da microrregião do Entre Rios.
A EXPOMERIOS é uma feira diferenciada, tendo como foco principal os municípios e seus potenciais, o expositor não paga nada para expor seus produtos. Isso só se torna possível graças aos recursos recebidos todos os anos dos municípios e do Governo do Estado e do Governo Federal.
A EXPOMERIOS 2011 será no município de Maravilha, nos dias 25, 26 e 27 de Novembro de 2011 no Parque de Exposições Carlos Alberto Begrow, e contará com os seguintes atrativos:
– Exposição de Produtos Coloniais;
– Feira do Artesanato;
– Exposição de Máquinas e Equipamentos para pequenas Agroindústrias; e
– Shows Artísticos e Culturais com Talentos de toda a região da AMERIOS.
A EXPOMERIOS – Feira de Produtos Coloniais e Artesanais vem favorecer o desenvolvimento dos setores nela envolvidos, sendo que muitas novas iniciativas foram criadas, seja no setor de equipamentos para pequenas agroindústrias, produtos artesanais, agroindústrias familiares e principalmente no resgate da cultura local, evidenciada nas edições realizadas, contribuindo assim para a elevação da renda e da qualidade de vida das famílias envolvidas.
Na sequência dos trabalhos a coordenação da Feira estará assessorando os municípios individualmente, na organização das comissões municipais, uma vez que o sucesso da feira depende do envolvimento e do empenho de todos os 17 municípios filiados.