A Associação dos Municípios do Entre-Rios – AMERIOS, juntamente com os 17 Municípios filiados realizará no próximo dia 16 de setembro do corrente, no auditório da entidade, a 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social – 1ª CONSOCIAL.
A 1ª CONSOCIAL tem por objetivo principal promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.
Na manhã da quarta-feira, 10 de agosto, objetivando deliberar os preparativos para a Conferência, esteve reunida a Comissão Organizadora Regional – CORE, a qual é formada pelos seguintes membros: 1ª Coordenadora, Margarida Ely, Maravilha; 2º Coordenador, Milton Nascimento, Campo Erê; 1ª Secretária Leny Lago, Saudades; 2ª Secretária, Carla Luiza Alexius Martini, Modelo; e os membros: Darci Lamb, São Miguel da Boa Vista; Gerson Luiz da Luz, Riqueza; e Nairo Morandini, Bom Jesus do Oeste; juntamente com os Assessores da AMERIOS, Fabiane Galera, Lovete de Assis e Marcos Antônio Perin.
O tema da 1ª CONSOCIAL é "A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública", onde serão discutidos os seguintes eixos temáticos: I – Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; II – Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; III – A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e IV – Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.
A 1ª CONSOCIAL regional é uma etapa preparatória para a Estadual, que acontecerá em Florianópolis nos dias 14, 15 e 16 de março de 2012, para posteriormente a nacional que acontecerá em Brasília no período de 18 a 20 de maio de 2012.
Na etapa regional serão elencadas propostas para apresentá-las na Conferência Estadual, e serão eleitos Delegados que representarão os 17 municípios da AMERIOS.
Participarão da Conferência regional, conforme a proporcionalidade, seis pessoas por município, respeitando-se a paridade: de 60% da Sociedade Civil; 30% do Poder Público; e 10% dos conselhos.