A Associação dos Municípios do Entre-Rios – AMERIOS realizou na manhã da sexta-feira, 18 de fevereiro do corrente, a 131ª Assembléia Geral Ordinária de Prefeitos da entidade, onde sob a coordenação do Prefeito de São Miguel da Boa Vista e Presidente da AMERIOS, Prefeito Milton Luis Muller, foram deliberados os seguintes assuntos:
Esteve presente o Prof. Pedro Madruga, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, para falar sobre geoprocessamento. Expondo que o projeto oferece mapas base e temáticos, com rápida visualização, consultas e tomadas de decisão; base para os mais diversos tipos de planejamentos e dossiês; elaboração de projetos bem embasados e confiáveis, visando alocação de recursos públicos e privados. Onde após sua apresentação, colocou-se a disposição dos Prefeitos para maiores esclarecimentos.
Após, tomou a palavra o Presidente da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS, Prefeito Mauri José Zucco para falar sobre a Agência, expondo sobre a importância da mesma, uma vez que a instituição foi concebida pela FECAM, objetivando a regulamentação e fiscalização dos serviços de saneamento básico.
Na oportunidade, o Presidente Milton apresentou três MOÇÕES, as quais objetivam pedir apoio dos Prefeitos para o Pleito. Duas moções pedem a permanência da EPAGRI e da FATMA junto a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Maravilha, e a última solicita recursos junto ao governo do estado para a liberação de recursos para o funcionamento da UTI junto ao hospital São José de Maravilha, as quais foram aprovadas por unanimidade.
O Prefeito Sergio questionou com relação ao expediente das Administrações Municipais da segunda-feira, 07 de março, data que antecede o carnaval, onde após discussões dos Prefeitos, definiu-se que a adoção será uniforme, todos os municípios farão ponto facultativo.
Após, o Presidente falou sobre a realização da Expomerios no presente exercício, evento este que acontecerá no mês de novembro, questionando sobre o local de realização da mesma, sendo que após ouvido os relatos dos Prefeitos, definiu-se que será formada uma comissão para visitar os Prefeitos que possuem interesse em sediá-la, para posterior definição.
Dando sequência, foi entregue e aprovado por unanimidade a Prestação de Contas da AMERIOS e do CIS/AMERIOS, referente os meses de dezembro e balanço do exercício de 2010.
Na oportunidade o Presidente expôs sobre a sugestão do Prefeito Rudimar, o qual solicita que nas próximas Assembléias sejam tratados assuntos mais específicos da parte administrativa das administrações, onde definiu-se que serão programadas reuniões específicas para estas situações.
Após, a Assessora Lovete cientificou os Prefeitos com relação ao software utilizado pelas Secretarias Municipais da Educação para o gerenciamento das informações, uma vez que até o final do exercício de 2010, as Secretarias usavam o sistema série, fornecido pelo Estado, porém a partir do exercício de 2011 não será mais possível. Portanto, em reunião do Colegiado de Educação, definiu-se que a empresa INTELLIBR SISTEMAS implantará o software nas dezessete Secretarias Municipais da Educação da microrregião.
E para encerrar, nos assuntos diversos, o Presidente informou a todos que o Prefeito Avelino da Costa assumiu a Vice Presidente da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM.