A Associação dos Municípios do Entre Rios – AMERIOS, realizou no dia três de agosto, terça-feira, com início às 9h no auditório da entidade, em Maravilha/SC, reunião pela parte da manhã com o Colegiado de Cultura e Turismo e a tarde capacitação dos profissionais responsáveis pelos Portais Municipais de Turismo.
A Sra. Vera Lúcia Baczinski – Presidente do Colegiado de Cultura e Turismo da AMERIOS deu abertura ao evento, abordando a importância do mesmo, relatando que esse encontro tem por finalidade discutir o Sistema Municipal de Cultura: Implementação dos Conselhos Municipais de Cultura, Planos e Fundos.
A Srta. Raquel Pedroso Rodrigues – Assessora de Turismo e Cultura da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e a Sra. Roselaine Vinhas – Presidente do Conselho Estadual de Turismo e Presidente da Fundação Cultural de Chapecó abordaram sobre as ações da FECAM que estão sendo voltadas para o fomento da Cultura nos municípios catarinenses.
Na oportunidade, a Srta. Raquel ressaltou que o Sistema Nacional de Cultura – SNC é o principal instrumento para garantir que as políticas públicas de cultura sejam políticas de Estado e não apenas de governo, estabelecendo mecanismos de gestão compartilhada entre os entes federados e a sociedade civil, visando o desenvolvimento cultural do país.
Também informou que o Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura é órgão de integração e assessoramento aos municípios em assuntos culturais, vinculado à Federação dos Municípios de Santa Catarina – FECAM, sendo a instância máxima de deliberação, composta pelos Gestores Municipais de Cultura dos Municípios integrantes das Associações Microrregionais e da FECAM.
Dando continuidade, a Sra. Roselaine Vinhas apresentou sua experiência na implementação dos Conselhos Municipais de Cultura no município de Chapecó, relatando seu trabalho como Gestora e o envolvimento da comunidade neste processo.
À tarde, a Srta. Raquel abordou sobre os Portais de Turismo, relatando que essa ferramenta gerou uma crescente publicação de informações por parte dos municípios, resultando também, em uma demanda de solicitação de suporte junto aos técnicos das Associações e a Assessoria de Turismo e Cultura da FECAM.
Informou que a RedeCIM é o conjunto integrado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) disponibilizado pela FECAM, que visa promover o governo eletrônico nos municípios e nas entidades municipalistas do Estado de Santa Catarina e tem por objetivo a inserção tecnológica dos Municípios e Associações; Disponibilização de informações e serviços ao Cidadão; Divulgação das potencialidades turísticas dos municípios e das regiões (econômicas); Promoção da transparência na gestão pública municipal e Economia de recursos públicos.