No último dia dezessete de novembro do corrente, terça,feira, às oito horas e trinta minutos, na sala de reuniões da entidade, em Maravilha/SC, reuniu-se o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde da AMERIOS, sob a coordenação do Sr. Sidnei Bellé – Secretário de Saúde de Caibi/SC.
Na oportunidade, esteve presente o Dr. Evandro Nicola – médico Cardiologista que, acentuou que o serviço de Cardiologia está muito bem na região, lembrando que todos os problemas cardiológicos atendidos foram resolvidos, ou seja, foi dado o encaminhamento devido e que, não tem nada contra a Cardiologia de Xanxerê/SC, muito pelo contrário, torce que a cardiologia melhore e alcance padrões mais elevados. Falou da necessidade de manter diálogo com o Hospital São Paulo para aparar arestas e consolidar o sistema. Falou da possibilidade de realizar uma reunião com o Hospital de Xanxerê, dialogar e buscar solucionar os problemas que estão acontecendo, se colocondo sempre à disposição.
Diante das exposições. os Secretários acordaram que a partir destes encontros será solicitado junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina – COSEMS/SC e da Comissão Intergestores Bipartite – CIB, o melhoramento do serviço de Cardiologia em Xanxerê.
Dando continuidade, o Sr. Sidnei alertou quanto às contratualizações, a importância dos Secretários e Prefeitos avaliarem os mesmos, antes de assiná-los, como por exemplo, de plantões hospitalares.
O Sr. Wilson de Lima – Secretário de Saúde de Bom Jesus do Oeste informou que está fazendo uma pesquisa de intenção junto à população que é atendida pelo plantão hospitalar, e que para renovar o contrato levará em consideração o que a população opinar, e, irá apresentar os resultados da mesma em reunião do Colegiado.
Dando seqüência a pauta, esteve presente o Dr. Marlos Basso Miranda – Oftalmologista, sendo que o mesmo expôs sobre as triagens que estão sendo realizadas nos municípios pelos médicos de Curitiba/PR. Falou que isso fere o código de ética profissional, apresentou receituário médico que não dá encaminhamento correto aos pacientes. Falou que encaminhou denúncia ao Conselho Regional de Medicina – CREMESC, por ser uma concorrência injusta.
O Secretário Janir Bach – Secretário de Saúde de Santa Terezinha do Progresso falou da aprovação da sociedade, que não havia obrigatoriedade em comprar óculos, e, lembrou que pacientes que já detinham diagnóstico, essa equipe médica deu o mesmo diagnóstico, avalizando assim, a seriedade do trabalho. Expôs que muitos óculos foram disponibilizados gratuitamente aos munícipes. Salientou que apenas procurou solucionar o problema e a demanda reprimida do seu município.
Dando continuidade, os Secretários colocaram a dificuldade de atendimento CIS/AMERIOS, uma vez que, está sendo disponibilizada apenas uma consulta/mês, dificultando assim o acesso. O Dr. Marlos se prontificou em estar revendo e, assegurou o atendimento de quatro pacientes CIS/AMERIOS dia.
A Assessora Fabiane falou acerca da contabilização dos Consórcios junto ao Tribunal de Contas, solicitou aos Secretários que informem aos Contadores a especificação das despesas com o Consórcio. Quanto ao CNPJ do Fundo Municipal de Saúde, será tratado em Assembleia de Prefeitos, mas, informou que a princípio os municípios deverão encaminhar o mesmo.
Na oportunidade, foi entregue a prestação de contas do Consórcio CIS/AMERIOS do mês de outubro.
Com relação ao evento do COSEMS, em Itá/SC, definiu-se pela ida, sendo repassadas as informações sobre a viagem e hospedagem, com saída dia nove de dezembro, às 13h30min, da AMERIOS.