You are currently viewing Curso Introdutório para as equipes ESF e ESB

Curso Introdutório para as equipes ESF e ESB

 

Presidente SÉRGIO LUIZ PERSCH dá abertura oficial ao Curso Introdutório para as Equipes da Estratégia Saúde da Família – ESF e Estratégia de Saúde Bucal – ESB

No dia último dia 28 de julho, terça-feira, a Associação dos Municípios do Entre Rios – AMERIOS, juntamente com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMERIOS – CIS/AMERIOS, deu início às capacitações das Equipes da Estratégia Saúde da Família e Estratégia de Saúde Bucal dos dezesseis municípios pertencentes à AMERIOS.  O Presidente Sérgio Luiz Persch – Prefeito de Bom Jesus do Oeste deu a abertura ao curso enaltecendo o importante trabalho realizado pelas equipes de saúde, falando da responsabilidade que cada um dos servidores tem frente à Política Pública de Saúde, buscando sempre proporcionar saúde de qualidade a todos os munícipes. Esse curso foi discutido primeiramente em reunião do Colegiado de Secretários de Saúde e posteriormente aprovado pelos Prefeitos em Assembléia Geral Ordinária por unanimidade.

Segundo o Presidente Sérgio esse curso teve adesão de 100% dos municípios em virtude da necessidade de capacitação nessa área. Todos os Prefeitos da AMERIOS estão preocupados com um atendimento qualificado e humano, buscando sempre a profissionalização de seus servidores.

Nesta semana o curso iniciou dia 28, e tem seu término previsto para o dia 31, sexta-feira, acontecendo assim às primeiras aulas do Módulo I. Serão 15 turmas, num total de 517 participantes, sendo que na sede da AMERIOS acontecem dois encontros paralelos, um no Auditório e outro no Laboratório de Informática. Os municípios de Cunha Porã e Cunhataí estarão realizando o curso em Cunha Porã e, Riqueza e Caibi em Riqueza. Os municípios de Palmitos, Saudades e Iraceminha realizarão em seus próprios municípios. Assim, na semana do dia dez ao dia treze de agosto, encerram-se os trabalhos desse  primeiro módulo.

Esse curso tem por objetivo capacitar os profissionais de saúde, que atuam na Atenção Básica e nas Equipes da Estratégia Saúde da Família e Bucal, com vistas a melhorar as ações de gestão e desenvolver a capacidade de resolutividade das Equipes, na promoção, prevenção e na recuperação da saúde da população.

Buscará melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, construindo uma Política Pública de Saúde que de fato garanta o acesso e a inclusão das famílias em toda a rede de atendimento.

Terá o seguinte conteúdo programático:

MÓDULO I : A Atenção Básica nos contextos das Políticas Públicas de Saúde e as estratégias de implementação; Contexto Histórico da Evolução das Políticas Públicas no Brasil, República Velha, Era Vargas, Autoritarismo, Pós Constituinte, NOAS (Normas Operacional da assistência à Saúde- 2001,  Diretrizes, princípios e pressupostos do SUS, Política Nacional de Promoção da Saúde : Objetivos e diretrizes, responsabilidade de gestão nas três esferas de Governo, Promoção  O SUS e a Promoção da Saúde: Integralidade  da Promoção, Planejamento de ações, Mudanças no modelo de Gestão.

MÓDULO II: A atuação interdisciplinar  e participação popular; Ferramentas de atuação interdisciplinar; Participação popular e controle social; Promoção da saúde; Ações intersetoriais e áreas transversais; Gestão por resultados dos serviços, equipes e profissionais.

MÓDULO III: O Processo de Trabalho das Equipes: Território, mapeamento e dinâmicas de org. social; Cadastramento e visita domiciliar; Acolhimento e humanização; Ciclo de vida individual e familiar; Atribuições e responsabilidades dos atores envolvidos no processo de trabalho; Marcos Operativo: coleta de dados, ações e Instrumentos e ferramentas para o trabalho com famílias.

MÓDULO IV: A organização dos sistemas locais, com ênfase no planejamento com base territorial: Organização dos sistemas locais de saúde; Caracterização dos serviços componentes e redes de apoio; Recursos disponíveis  e fluxos estabelecidos; Análise da situação de saúde; Marcos da Programação e avaliação dos sistemas de Informações em atenção Básica

Essa capacitação estará sendo realizada em parceria com a Escola de Saúde Pública – ESP/SC, sendo que a Escola de Formação se responsabilizará por toda a parte pedagógica deste processo, a Gerência Regional pela parte administrativa e o Consórcio CIS/AMERIOS administrará os recursos financeiros.