A Associação dos Municípios do Entre Rios – AMERIOS através do Colegiado de Assistência Social realizou nesta quarta-feira, 11 de julho, na sala de reuniões da entidade, reunião coordenada pela Sra. Flávia Roberta Figueiredo – Assistente Social de Maravilha e Presidente do Colegiado, onde foram deliberados inúmeros assuntos da área social do Municípios:
Inicialmente, a Sra. Fabiane Galera Roversi – Assessora Administrativa e Financeira da AMERIOS apresentou proposta de um curso de capacitação para conselheiros municipais e gestores de políticas públicas enviado pela UNOCHAPECÓ, que objetiva qualificar a gestão participativa dos conselhos/conselheiros municipais e dos profissionais gestores de políticas públicas, instrumentalizando para o exercício de suas competências e atribuições. A realização do mesmo foi aprovada por unanimidade, para tanto, serão disponibilizadas 3 (três) vagas por município.
Constante da pauta definiu-se que a Conferência de Assistência Social será realizada no próximo dia 7 (sete) de agosto, nas dependências da AMERIOS, tendo como palestrante a Sra. Iraci de Andrade – Assistente Social e Mestranda em Serviço Social. O evento servirá de apoio e discussão acerca do temário Proteção Social e Sistema Único de Assistência Social (SUAS) proposto para realização das Conferências.
Na oportunidade foi debatido sobre a participação da AMERIOS no Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social – CONGEMAS que aconteceu nos dias 28 e 29 de junho/2007 em Blumenau, onde foi deliberado sobre o Sistema Único de Assistência Social – SUAS e sobre a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos – NOB RH e seus desdobramentos, quanto ao Decreto de Regulamentação às Entidades Beneficentes de Assistência Social conforme o Art. 3º da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS. Ainda no evento, na explanação do Sr. Renato F. dos Santos Paula – Representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda – MDS, apresentou gráficos correspondentes aos índices de co-financiamento dos CRAS – Centros de Referência da Assistência Social no país, sendo que o Estado de Santa Catarina tem um dos três menores índices em nível de Brasil.