You are currently viewing Liminar que suspendeu o anexo da Portaria 648 foi o principal tema da reunião do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde

Liminar que suspendeu o anexo da Portaria 648 foi o principal tema da reunião do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde

 

No último dia 26 de abril, quinta-feira, na sala de reuniões da AMERIOS esteve reunido o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde sob a presidência do Sr. Olmir José Meneghetti – Secretário de Saúde de Flor do Sertão. 

O Sr. Olmir repassou informações com relação á liminar que suspendeu o anexo da Portaria 648 – que trata do trabalho do profissional de enfermagem e sua relação com as atividades da equipe de Saúde, notadamente na questão da prescrição de medicamentos pelo enfermeiro, sendo lido o informativo do Sr. Helvécio Miranda Magalhães Júnior – Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS onde orienta, aos secretários municipais para que mantenham as atividades dos profissionais de enfermagem inalteradas, sendo que continua legal no país a prescrição do enfermeiro de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.

A Assessora Fabiane entregou a prestação de contas do CIS/AMERIOS, referente ao mês de março, salientando que alguns laboratórios incorporaram ao seu termo de credenciamento procedimentos do 4º termo aditivo, sendo possível o encaminhamento pelo CIS/AMERIOS de todos os exames.

Na oportunidade, estiveram presentes as Sras. Luciane e Nelsi da Gerência de Saúde de Maravilha falando acerca das dificuldades encontradas no tratamento e atendimento da ortopedia de Chapecó, sendo definido que será enviado em nível de Colegiado e Gerência uma correspondência endereçada ao Hospital e a Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó solicitando maiores esclarecimentos. Quanto às próteses auditivas, as mesmas sugeriram aos secretários o encaminhamento para a Associação Assistencial dos Deficientes Auditivos e Visuais – ADAV do município de Jaraguá do Sul, objetivando a redução da demanda reprimida, uma vez que a Gerência só disponibiliza até duas cotas por mês, sendo prioridade às crianças.

A Sra. Marizete – Secretária de Saúde de Maravilha informou que em breve o Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem – CEADI habilitar-se-á para prestar o serviço de densitometria óssea pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

E na oportunidade, a Assessora Fabiane repassou convite do III Congresso Estadual de Gestão Pública Municipal e ExpoFECAM – Mostra de Produtos e Serviços para Prefeituras que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de maio, na cidade de Chapecó, sendo que a AMERIOS apresentará o projeto da Exposição Feira de Produtos Coloniais, Artesanato, Equipamentos para Agroindústrias Familiares e Divulgação da Cultura Regional – EXPOMERIOS.