You are currently viewing Ademar Dutra palestra sobre gestão de pessoas

Ademar Dutra palestra sobre gestão de pessoas

 

O professor Dr. Ademar Dutra palestrou sobre "Gestão de Pessoas na Administração Pública" no dia 24, na Escola de Governo e Cidadania da AMERIOS. O Sr. Jairo Ebeling- Prefeito de Cunha Porã deu abertura a quarta aula, desejando uma boa noite a todos e de imediato fez a leitura do currículo do palestrante.

O palestrante iniciou sua palestra, abordando sobre a gestão de pessoas, os objetivos individuais do servidor público como oportunidades de crescimento, desenvolvimento pessoal, a busca por melhores salários/benefícios, a busca por uma melhor qualidade de vida, a realização pessoal, o reconhecimento e a estabilidade.

Foi ressaltado os principais objetivos do poder público/sociedade que são: melhores serviços, qualidade do atendimento, ampliação dos serviços, investimentos em infraestrutura, sustentabilidade, geração de empregos e desenvolvimento econômico. Segundo Dr. Ademar "a gestão de pessoas deve buscar convergência, conciliar estes objetivos e buscar a parceria".

A gestão de pessoas envolve duas dimensões a comportamental e a técnica. A dimensão comportamental engloba liderança, comunicação, iniciativa, criatividade, proatividade e flexibilidade. A dimensão técnica engloba o planejamento da gestão de pessoas, recrutamento e seleção, programas de capacitação, reconhecimento, planos de cargos e salários e sistema de avaliação de desempenho. Ademar Dutra salienta que o grande desafio é integrar estas dimensões, reforçar e direcionar o comportamento humano.

O palestrante aponta que no setor público funcionário feliz significa resultado social maior e no setor privado funcionário feliz resulta em lucro maior. São aspectos fundamentais na gestão de Recursos Humanos o comprometimento, a recompensa (valorização) e o estilo de gestão. A imagem da instituição seja privada ou pública é formada e mantida pelos seus colaboradores. O grande desafio para os dirigentes hoje é passar da concepção de mão-de-obra para mentes-de-obra (talentos). Passar da ênfase no controle para ênfase no comprometimento (desenvolvimento) das pessoas.

Outros tópicos abordados foram: as deficiências na gestão de pessoas, como exemplo, lideranças sem perfil para gerenciar pessoas; os desafios da gestão de pessoas; a importância da valorização do servidor público municipal; a gestão por resultados; a geração de comprometimento; a capacitação, o treinamento e a avaliação de desempenho.

Para encerrar, o Prefeito Jairo agradeceu as colocações do palestrante, desejando um bom retorno a todos.