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Amerios reúne o colegiado de secretários de administração e fazenda, contadores e controladores internos da microrregião e debate temas municipalistas

 

Reuniram-se na sede da AMERIOS, em Maravilha, no dia 03 de maio do corrente o Colegiado de Secretários de Administração e Fazenda, Contadores e Controladores Internos da microrregião da AMERIOS dos Municípios Associados para debaterem assuntos de interesse municipalista, de grande importância à manutenção e a gestão das Prefeituras da região.

Inicialmente a Sra. Fabiane Galera deu abertura à reunião, falando da alegria da entidade em reunir esse colegiado para debater assuntos que irão direcionar as Administrações Municipais. Falou que na última Assembleia de Prefeitos e Prefeita, realizada dia onze de abril, foi deliberado pela junção deste colegiado visando um trabalho unificado e padronizado. Também transmitiu um forte abraço do Presidente Norberto Paulo Gonzatti, o qual desejou êxito nos trabalhos desta manhã.

Em seguida o contador Nairo Cezar Morandi e atual presidente do Colegiado de Contadores deu as boas vindas a todos, falando que é preciso trabalhar em união e equipe, para obterem êxito em suas ações e projetos.

Logo após, conforme pauta da reunião, o primeiro assunto foi abordado pelo Dr. Marcos Antônio Perin – Assessor Jurídico o qual foi incumbido de apresentar o Regimento Interno de constituição do Colegiado de Secretários de Administração e Fazenda, Contadores e Controladores Internos da microrregião da AMERIOS, que será constituído pelos Secretários Municipais de Administração e Fazenda, Contadores e Controladores Internos dos municípios filiados à AMERIOS e pelo Assessor Jurídico, Administrativo, Financeiro e  Informática da AMERIOS. O Colegiado é um órgão de aconselhamento e assessoramento junto as assessorias e diretoria executiva da AMERIOS, que tem por objetivo integrar os profissionais, oportunizar o debate e a busca de soluções para problemas comuns e o aperfeiçoamento técnico dos servidores municipais, no que tange inserir um novo modelo de Gestão Pública preconizada pela EC nº 019/1998, "A Gestão Pública Gerencial na Área Administrativa de: Recursos Humanos (R.H), Planejamento (PPA-LDO-LOA), Compras, Gestão de Materiais (Controle de Estoque e Custos), Financeira, Orçamentária (Receitas x Despesas), Tributária (Transferências Federais, Estaduais e Recursos Livres Municipais), Controle Interno dos Municípios filiados e entres outros relacionados.

Finalizando a leitura e debate do Regimento Interno, o mesmo foi aprovado por unanimidade dos presentes, sendo eleita e empossada a nova diretoria, sendo: 1º Coordenador: Paulino Parisotto – Palmitos, 2º Coordenador: Claúdio José Zembruski- Maravilha, 3º Coordenador: Carin Christian Wagner Kafer- Maravilha,  1º Secretário: Eberson Rigoni – Palmitos, 2º Secretário: Elói João Hoss- Saudades e Tesoureiro: Silvio Richardt- São Miguel da Boa Vista.

De imediato o 1º Coordenador, Sr. Paulino Parisotto assumiu a coordenação dos trabalhos, falando de sua alegria e dizendo que o Colegiado deve trabalhar junto as três esferas, visando o desenvolvimento dos municípios,  e passou de imediato a palavra ao Dr. Marcos Perin, onde abordou sobre Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, suas exigências, bem como a situação de cada município. Falou ainda do CIGAMERIOS, qual seu objetivo, como o mesmo deverá atuar, enfatizando que o Colegiado irá definir os andamentos do mesmo, bem como os contratos de rateio que serão firmados.

Logo após o contador Nairo Cezar Morandini, abordou sobre os contratos de rateio do CIS/AMERIOS, Projeto de Lei da EXPOMERIOS, bem como a parte da nova contabilidade, enfim.

Finalizando a reunião a Assessora Fabiane solicitou aos técnicos quais as demandas de cursos, onde será apresentado na próxima reunião.

O 1º Coordenador encerrou os trabalhos do dia, agendando a próxima reunião dia 07 de junho do corrente, ás 9h, no auditório da AMERIOS, com pauta já definida pelo Colegiado e de imediato convidou o 1º Secretário, Eberson para a leitura da ata, o qual foi aprovada por unanimidade.