O Presidente Norberto Paulo Gonzatti – Prefeito de Palmitos deu abertura oficial ao evento, falando da expectativa por parte dos novos Prefeitos em dispor de equipes qualificadas, que desenvolvam os serviços com excelência, tendo a possibilidade de utilizarem-se de ferramentas de gestão que permitam o diálogo e a transparência entre Governo e Cidadão, e aprimorem assim o trabalho das administrações municipais.
O evento contou com a presença do Diretor Executivo do Consórcio de Informática de Gestão Pública Municipal – CIGA, vinculado a FECAM, Sr. Gilsoni Lunardi Albino, onde iniciou sua apresentação falando dos sistemas que o CIGA disponibiliza aos Municípios Consorciados, que possibilitam economicidade, eficiência e agilidade no atendimento aos munícipes. Mensurou a importância do trabalho efetivo da AMERIOS e dos Colegiados Regionais, que congregam esforços na busca da resolutividade de problemas comuns, e que buscam implementar novas ferramentas de trabalho para a coletividade. Em seguida, abordou especificamente sobre:
Programa de Gestão de Obras – PGO: Programa esse disponibilizado pelo Consórcio de Informática da Gestão Pública Municipal – CIGA aos municípios filiados, mediante adesão. Proporciona maior agilidade e rapidez nos orçamentos de obras públicas de engenharia e arquitetura, proporcionando segurança e um trabalho conjunto entre Associação e Prefeituras.
Programa de Excelência na Gestão da Assistência Social – PEGASO: Sistema de gestão desenvolvido para auxiliar no processo de informação e indicadores municipais da Política de Assistência Social, bem como no monitoramento, avaliação e qualificação dos serviços prestados à população, sendo possível organizar serviços, fluxos e protocolos de atendimento.
Também na oportunidade, foi criado o Colegiado dos Responsáveis pelo Planejamento Urbano da Obras Municipais da Microrregião da AMERIOS, que será constituído através de indicação oficiada do Prefeito Municipal de duas pessoas por município, sendo possível a participação de Técnicos Municipais Responsáveis pelo Planejamento Urbano de Obras Municipais do Poder Executivo, Engenheiros e Arquitetos ou pelos (as) Gerente Municipal de Contratos – GMC dos dezessete Municípios filiados a AMERIOS.
Este órgão de aconselhamento e assessoramento junto a Diretoria Executiva da AMERIOS, que tem por objetivo integrar os profissionais, oportunizar o debate e a busca de soluções para os problemas comuns e aperfeiçoamento técnico dos Servidores Municipais das áreas administrativas de Planejamento Urbano de Obras Municipais.
O Presidente Norberto finalizou dizendo, que tanto a implantação dos Sistemas PGO e PEGASO, como a criação do Colegiado de Planejamento Urbano de Obras Municipais foram metas traçadas na primeira Assembleia, realizada dia 11 de janeiro de 2013, e que se sente alegre por estar conseguindo dar continuidade aos grandes projetos da entidade, e principalmente, colaborar para o crescimento e desenvolvimento dos municípios e da região, graças ao apoio dos Prefeitos e da Prefeita que tem visão de excelência e qualidade na administração pública.