AMERIOS estuda a criação de uma escola de governo e cidadania da microrregião para inicio de 2013

 

O presidente da AMERIOS e do CIS/AMERIOS, Sr. Adilar Carlesso – Prefeito de Caibi, preocupado com a necessidade de capacitação dos servidores municipais, juntamente com o Prefeito de Maravilha – Orli Genir Berger, o Prefeito de Iraceminha – Sr. Avelino da Costa (3.º Vice-presidente da FECAM), o Prefeito de Palmitos – Sr. Norberto Gonzatti, a Assessora Administrativa e Financeira da AMERIOS – Sr.ª Fabiane Galera, estudam projeto para  lançamento, em breve, da  "ESCOLA DE GOVERNO E CIDADANIA DA MICRORREGIÃO DA AMERIOS", a fim de atender a demanda para capacitação de novos gestores e de pessoas da comunidade regional que tenham interesse em conhecer melhor o funcionamento das instituições do Estado brasileiro.

A futura Escola de Governo e Cidadania da AMERIOS nasce com o objetivo de fornecer, àqueles que direta ou indiretamente exerçam alguma atividade pública, uma formação teórica voltada ao desenvolvimento de uma cultura político-democrática baseada em princípios éticos, no respeito aos direitos humanos e na participação popular como instrumento de gestão do Estado. Para isso, seu conteúdo programático, visa capacitar os alunos qualificando-os para atuarem como governantes éticos e preparados, em todos os níveis e como cidadãos igualmente éticos, atuantes e comprometidos com sua comunidade.

O compromisso com a ética na política e a defesa intransigente dos valores republicanos e democráticos são diretrizes fundamentais da orientação pedagógica da Escola de Governo e Cidadania da AMERIOS, que será implementada buscando o apoio da Escola de Governo do Brasil (SP) e o suporte da Escola de Governo e Cidadania da AMVALI, da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, da UNOESC, além de outros parceiros institucionais.

Imprescindível será a participação ativa dos dezessete Municípios da AMERIOS, que terão a sua disposição uma estrutura de capacitação que auxiliará na gestão pública como um todo, uma vez que ofertará um curso que poderá ser freqüentado por qualquer cidadão, independente do grau de escolaridade e da atividade que desenvolve, seja no setor público ou na iniciativa privada e no terceiro setor.

A Escola de Governo e Cidadania da AMERIOS terá um Diretor Geral, que será, a cada ano, um dos Prefeitos da AMERIOS e a coordenação caberá a assessoria administrativa e financeira da AMERIOS, os quais serão apoiados de forma permanente por um conselho pedagógico com a participação das entidades parceiras do projeto.

O primeiro curso oferecido pela Escola de Governo e Cidadania da AMERIOS será de "Formação de Dirigentes Públicos", que terá carga horária aproximada de 96 h/a e seguirá uma programação de palestras no período noturno as terças-feiras, das 19h00 as 22h00, na sede AMERIOS, em Maravilha. Terá duração aproximada de sete meses, com início da 1.ª Turma prevista para abril de 2013.

Ainda de acordo com a previsão, as inscrições estarão abertas a partir de Janeiro de 2013 e serão ofertadas inicialmente 60 vagas. O valor das mensalidades ainda está sendo estudado, pois depende ainda da definição do corpo docente, que será composto por profissionais oriundos das áreas pública, privada e do terceiro setor, com comprovada experiência e conhecimento no tema apresentado a cada aula.

Como já mencionado, o público alvo do curso de "Formação de Dirigentes Públicos" são todos cidadãos que tenham interesse em conhecer a complexidade do funcionamento do Estado brasileiro e suas instituições, sem a exigência de escolaridade formal concluída. São esperados alunos como servidores públicos, dirigentes partidários, sindicais e associativos, movimentos sociais, organizações não-governamentais, lideranças empresariais, comunitárias e estudantis, comunicadores e demais formadores de opinião.

O Presidente da AMERIOS Sr. Adilar Carlesso deseja levar o projeto a aprovação e lançamento na próxima Assembleia Geral dos Prefeitos e da Prefeita da AMERIOS, para que a equipe técnica possa finalizar os preparativos desta nova instituição que representará um diferencial na gestão pública dos Municípios do oeste catarinense