Debate sobre a questão econômica municipal

 

No dia dez de dezembro do corrente, sexta-feira, a partir das 17h, no Auditório da AMERIOS, em Maravilha, a Associação dos Municípios do Entre-Rios – AMERIOS aconteceu uma importante reunião para tratar sobre o Movimento Econômico dos Municípios, uma vez que na última Assembléia Geral Ordinária de Prefeitos da AMERIOS, realizada no dia 23 de novembro, foi sugerida a presença do Secretário de Estado da Agricultura Sr. Enori Barbieri, para que pudesse expor esta situação e buscar uma solução em prol dos municípios.

O evento objetivou abrir um debate sobre a questão econômica dos pequenos municípios catarinenses, uma vez que uma das maiores fontes de arrecadação dos mesmos é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS.

Tributo este oriundo da movimentação econômica produzida pelos Produtores Rurais, pelas Empresas que industrializam matéria prima transformando em produtos, pelo comércio em geral e pelas Empresas Prestadoras de Serviço de Transporte Intermunicipal e de comunicação.

Porém, há uma grande preocupação dos gestores municipais, uma vez que a maior concentração de riquezas dos pequenos municípios está no agropecuário, e este vem sofrendo grande desvalorização se comparado as riquezas produzidas pelos pólos industriais, sem contar ainda a vulnerabilidade do mesmo, podendo sofrer intempéries, prejudicando substancialmente a produção, e conseqüentemente o retorno financeiro.