You are currently viewing Reunião dos Secretários Municipais de Saúde aconteceu em Santa Terezinha do Progresso

Reunião dos Secretários Municipais de Saúde aconteceu em Santa Terezinha do Progresso

 

No último dia trinta e um dia de agosto do corrente, no Centro Municipal dos Idosos, em Santa Terezinha do Progresso, reuniu-se o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde da AMERIOS, sob a coordenação do Sr. Sidnei Bellé – Secretário de Saúde de Caibi.

Dando abertura à reunião esteve presente o Prefeito Itacir Detofol cumprimentando a todos, desejando as boas vindas, assim como, o Secretário Janir Bach mensurou sua alegria em estar sediando este evento e recebendo todos os Secretários e Enfermeiras em seu município.

Na oportunidade, o Sr. Ribamar Dalfovo da Empresa Inovadora Sistemas de Gestão de Joaçaba/SC, apresentou proposta de aquisição de caneta que pode vir a ser utilizada tanto por profissionais médicos como pelos agentes comunitários de saúde, sendo as informações transmitidas em tempo real, possibilitando efetividade nas visitas domiciliares e receituários médicos. Os Secretários despertaram interesse em adquirir a caneta, no entanto, entrarão em contato com o Sr. Celso para ver da possibilidade de realizar um teste, por exemplo, em Santa Terezinha do Progresso, para comprovar a efetividade.

Com relação às cirurgias eletivas em ortopedia SUS, os Secretários informaram que a reunião que aconteceu em Chapecó serviu apenas para mapear a demanda de cirurgias eletivas em média complexidade na região, e elencar os hospitais que teriam interesse em credenciar SUS, no entanto, o Estado ainda não sinalizou os critérios para realização destas.

O Sr. Eloi Trevisan – Secretário de Saúde de Campo Erê falou com relação a alteração do teto financeiro da Programação Pactuada e Integrada – PPI Ambulatorial, no qual houve um incremento da ordem de mais de 60% com relação ao teto atual. Com exceção dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS que serão reavaliados os demais itens, devendo ser aprovados de acordo com a sugestão feita pela Secretaria de Estado da Saúde – SES.  Já a PPI Hospitalar foi realizada série histórica do primeiro quadrimestre de 2010, sendo que, baseado nisto, ficou definido o novo teto físico de cada município. A Câmara Técnica sugeriu que esse novo teto seja aplicado a partir da competência novembro de 2010. Por entendimento da maioria dos Gestores presentes na Comissão Intergestores Bipartite – CIB definiu-se prudente amadurecer a questão nos Colegiados de Gestão Regional para melhor definir de que forma isso será implantado, tendo como proposta a formação de câmara de compensação de Autorização de Internação Hospitalar – AIHs nos Colegiados, além de manter a autorização das AIHs de alta complexidade nas Regionais de Saúde. Salientou que nunca se avançou tanto em recursos de saúde como se tem evoluído neste período.

Dando continuidade, a Assessora Fabiane Galera Roversi repassou quanto ao pagamento de produção SUS aos municípios, sendo que os valores de produção do ano de 2009, assim como, dos meses de março e abril foram lançados como excedente aos municípios para ser gasto em consultas e exames especializados, e que, a partir do mês de maio a produção foi entregue ao município de Maravilha que a partir de então assumiu gestão plena, e até o momento não repassou os recursos da produção em virtude de que o Estado demorou em disponibilizar o sistema para que o município pudesse apresentar a produção. Quanto ao SISMAMA informou que o Consórcio pagou os prestadores referente à produção de abril, e que a partir de maio o município de Maravilha teve que redigitar as produções dos dois prestadores CDIP e CEADI, aguardando assim, o repasso financeiro por parte do Estado.

Acentuou sua preocupação quanto ao Consórcio, e informou que no próximo dia 13 de setembro, segunda-feira, acontecerá em São José/SC, o I Seminário Estadual de Consórcios Públicos, que abordará temas relacionados aos aspectos jurídicos e contábeis dos Consórcios Públicos Intermunicipais. Terá por objetivo estimular a discussão e a reflexão sobre as possibilidades de buscar ações coletivas às dificuldades encontradas pelos municípios catarinenses, discutindo assim, os aspectos operacionais e de gestão dos mesmos. Convidou os Secretários que tenham disponibilidade de estarem indo, a participarem, solicitando repassar confirmação até sexta-feira, 3 de setembro do corrente.

Na oportunidade, entregou a prestação de contas do CIS/AMERIOS referente mês de julho. Ainda, pontuou a importância do trabalho enviado pelo seu Colega Alessandro da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – AMVALI quanto a planilha para verificação, na Secretaria Municipal de Saúde, de evidências acerca das considerações apontadas pela Controladoria Geral da União – CGU em fiscalizações de campo realizadas em Municípios de Santa Catarina, mediante sorteio em 2009.

E, para encerrar, definiu-se que a próxima reunião do Colegiado acontecerá no município de Palmitos, em data a ser definida.