You are currently viewing Secretários Municipais de Saúde avaliaram positivamente a realização do módulo I do Curso Introdutório de ESF

Secretários Municipais de Saúde avaliaram positivamente a realização do módulo I do Curso Introdutório de ESF

 

No dia três de agosto do corrente estiveram reunidos no auditório da AMERIOS, em Maravilha/SC, o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde, sob a coordenação do Sr. Sidnei Bellé – Secretário de Saúde de Caibi/SC.

Na oportunidade, esteve presente o Sr. Emyr Stringhini Júnior – Coordenador Regional do Programa Saúde Bucal de São Miguel do Oeste falando acerca do curso de técnico em saúde bucal, para que o mesmo possa ser implantado nas regionais, qualificando pessoas com visão ampla na área, e oportunizando aos atendentes de consultório dentário qualificação profissional. O curso estará sendo disponibilizado pela Escola de Formação em Saúde – EFOS, curso esse gratuito, que terá como público alvo pessoas com 18 anos completados, que tenham ensino médio completo ou estejam cursando, trabalhem no Sistema Único de Saúde – SUS, preferencialmente nas Equipes de Estratégia da Saúde da Família – ESF. Contará com aproximadamente 24 meses de duração, sendo que para a Regional de Maravilha serão disponibilizadas 22 vagas, e, o dia dez de agosto é o último prazo para as inscrições. Salientou que fica a critério dos gestores a definição do coordenador regional. Na oportunidade, o Sr. Junior entregou aos secretários os documentos pertinentes ao Curso. Os Secretários definiram que este curso será realizado em São Miguel do Oeste.

Na oportunidade, o Presidente Sidnei, colocou que os municípios que pertencem à macrorregião de Chapecó já definiram pela realização da Conferência do Meio Ambiente, no próximo dia 3 de setembro, assim, sugeriu-se que o restante dos municípios da AMERIOS, que seriam oito, participe juntamente nesta Conferência em Chapecó.

Dando continuidade a pauta, avaliou-se positivamente a realização do Curso Introdutório de ESF, uma vez que toda a equipe está envolvida nesta capacitação, desde o médico aos agentes de saúde; efetivando de fato a discussão sobre o Sistema Único de Saúde – SUS nas unidades de saúde, ressaltando-se os pontos mais relevantes.

A Assessora Fabiane informou sobre os repasses financeiros do Curso, conta financeira para depósito, organização das turmas, pagamento dos fornecedores e restaurantes deste primeiro módulo, autorização de almoços, material do curso, enfim, informações pertinentes a realização do mesmo.

Quanto ao telessaúde, o Sr. Sidnei lembrou a todos os Secretários que os médicos(as), enfermeiros(as) e técnicos(as) dos municípios deverão ser capacitados, uma vez que, todas as Secretarias de Saúde estarão recebendo o cardiógrafo e dermatógrafo para serem utilizados nos centros de saúde, ficando acordado, que esta capacitação acontecerá na AMERIOS, nos dias 15, 16 e 17 de setembro.

A Assessora Fabiane e Assistente Cristiane repassaram informações sobre o CIS/AMERIOS WEB, onde na oportunidade, foi entregue a prestação de contas referente o mês de junho do corrente.

Dando seqüência, o Presidente Sidnei lembrou que a responsabilidade dos municípios esta relacionada à atenção básica, que é a porta de entrada do SUS, ademais, encaminhasse aos municípios de referência, salientando aos Secretários que prestem muita atenção ao assinarem contratos, acordarem plantões hospitalares, entre outros.

Os Secretários solicitaram assessoria técnica para elaboração dos Pactos de Gestão, sendo que, será enviado ofício a Secretaria de Estado da Saúde – SES solicitando a liberação de profissional para estar assessorando os municípios e, caso a vinda não seja autorizada pela SES, a Assessora Fabiane apresentará em Assembléia de Prefeitos a possibilidade de contratação de um profissional para dar este suporte aos municípios, através do Consórcio.