O prefeito de Massaranduba, Dávio Leu (DEM) foi eleito por aclamação presidente da FECAM no dia 31 de janeiro para o mandato de um ano. Ele encabeçou chapa única composta por representantes de 20 associações de municípios e de 7 diferentes partidos políticos. Mais de 100 prefeitos estiveram presentes na Assembléia Geral Ordinária, realizada no auditório da Fiesc, em Florianópolis.
Garantir a participação dos prefeitos nas discussões sobre a Reforma Tributária e promover desta forma a revisão do Pacto Federativo, que assegurará mais recursos aos municípios foi destacada como prioridade do novo presidente em seu discurso de posse. "A FECAM estará vigilante às ações do governo federal em relação ao projeto da Reforma Tributária, para que a discussão da partilha dos tributos não seja realizada apenas com os governadores, mas com a participação dos prefeitos", disse.
O prefeito da região Norte do Estado sucede o prefeito de Sombrio, José Milton Scheffer (PP), que permanece no Conselho Executivo da FECAM, como 1º vice-presidente. O prefeito de Chapadão do Lageado, Antonio Bizatto (PMDB) foi eleito como o 2º vice-presidente. O prefeito de Concórdia, Neodi Sarreta (PT) o 3º vice-presidente. O prefeito de Tubarão, Carlos José Stüpp (PSDB) o 1º secretário e o prefeito de Paraíso, Ênio Reckziegel (PPS) o 2º secretário.
Segundo o presidente eleito, Dávio Leu, por se tratar de um ano de encerramento de mandato, a FECAM intensificará as capacitações em relação às atribuições dos municípios perante a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Autoridades
Diversas autoridades do Estado prestigiaram a posse dos membros dos Conselhos Executivo e Fiscal da FECAM para o mandato de um ano, entre eles, o governador em exercício, Leonel Pavan, representando o Ministério Público Estadual, Carlos Eduardo Abreu Safort, o Secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer, o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Alcantaro Corrêa, o prefeito de Florianópolis, Dário Berger e o ex-presidente da FECAM, Alcides Mantovani, Secretário de Desenvolvimento Regional de Campos Novos.
Para compor o Conselho Fiscal, foram eleitos 14 prefeitos, que terão a missão de supervisionar a gestão financeira da Federação.
O novo Conselho Executivo terá como prioridade avançar na aprovação da pauta municipalista. Na esfera estadual, a isenção do ICMS na compra de máquinas e equipamentos pelas prefeituras terá atenção especial dos prefeitos eleitos, bem como, o partilhamento dos fundos estaduais com os municípios e o aumento do orçamento do transporte escolar.
GESTÃO 2008
CONSELHO EXECUTIVO
Presidente: DÁVIO LEU (DEM) – Prefeito de Massaranduba
1º Vice-presidente: JOSÉ MILTON SCHEFFER (PP) – Prefeito de Sombrio
2º Vice-presidente: ANTONIO BIZATTO (PMDB) – Prefeito de Chapadão do Lageado
3º Vice-presidente: NEODI SARETTA (PT) – Prefeito de Concórdia
1º Secretário: CARLOS JOSÉ STÜPP (PSDB) – Prefeito Municipal de Tubarão
2º Secretário: ÊNIO RECKZIEGEL (PPS) – Prefeito Municipal de Paraíso
CONSELHO FISCAL – Titulares
GILBERTO ARI TOMASI (PMDB) – Prefeito de Caxambu do Sul
AVELINO MENEGOLLA (DEM) – Prefeito de Xanxerê
JOÃO ROMÃO (PP) – Prefeito de Garuva
OLÍMPIO JOSÉ TOMIO (PT) – Prefeito de Indaial
JOÃO BATISTA DE GERONI (PDT) – Prefeito de Calmon
ANTONINHO TIBÚRCIO GONÇALVES (PMDB) – Prefeito de Monte Carlo
ELMAR ANTONIO THIESEN (DEM) – Prefeito de Águas Mornas
CONSELHO FISCAL – Suplentes
TOMÉ FRANCISCO ETGES (PSDB) – Prefeito de São Lourenço do Oeste
JULCEMAR ALCIR COELHO (PMDB) – Prefeito de Penha
PAULO HOEPERS (PP) – Prefeito de Forquilhinha
MARIA CARLESSO DORÉ (PMDB) – Prefeito de Luzerna
VALCI DAL MASO (PMDB) – Prefeito de Iraceminha
ANTÔNIO COELHO LOPES JUNIOR (DEM) – Prefeito de Capão Alto
SIRINEU RATOCHINSKI (PSDB) – Prefeito de Monte Castelo
Fonte: Federação Catarinense de Municípios – FECAM