A Assembléia aconteceu na sexta-feira, dia 02 de junho do corrente, no auditório da entidade, onde foram tratados os seguintes assuntos:
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU com o Coordenador da Central de Regulamentação/Chapecó Sr. Geraldo Córdova, juntamente com a Gerente de Saúde da SDR/Maravilha Sra. Marli Agostini, a Secretária de Saúde de Maravilha Sra. Marizete Badia e o Técnico de Enfermagem, Cleber Pertusatti, Coordenador do SAMU/Maravilha, os quais falaram sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, onde foi exposto que o SAMU é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de urgência e emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e auxiliares técnicos de enfermagem. É realizado o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito depois da chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. O qual, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade. Após a explanação do mesmo, foi ouvido relato de alguns Prefeitos colocando que já usufruíram os serviços, onde foram atendidos de imediato, parabenizando o SAMU. E para encerrar o presente assunto, a Gerente de Saúde, Sra. Marli Agostini sugeriu uma reunião com todos os Médicos da microrregião do Entre-Rios, juntamente como o Sr. Geraldo para maiores esclarecimentos do assunto, do qual foi aceita pelo Dr. Orlando S. Kono, Diretor Técnico do Hospital São José de Maravilha, onde o mesmo ficou de informar uma data disponível.
Dando seqüência a Assembléia o Presidente convidou os colegas para participar do II Congresso Estadual de Gestão Municipal que acontecerá em Blumenau nos dias sete à nove de junho do corrente, promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, juntamente com as Associações de Municípios do Estado. Leu correspondência da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense – AMAUC, o qual convida para reunião de mobilização das Associações para elaborar reivindicação referente à grave crise que atravessa a suinocultura catarinense, que realizar-se-á no dia cinco de junho. Leu convite também da Assembléia Legislativa para audiência pública do orçamento regionalizado que será realizado no dia cinco de junho em São Miguel do Oeste.
Após, a Assessora Lovete falou sobre a arrecadação do ICMS relativo à Lei kandir, a qual estará sendo repassado as Administrações municipais a partir do final de maio. Deu ciência também sobre a queda do FPM para os meses de junho e julho e falou ainda sobre a demora dos relatórios do movimento econômico, uma vez que a Secretaria de Estado da Fazenda ainda não disponibilizou os mesmos.
Dando seqüência, esteve presente a Sra. Lorita Perin Tedesco, representante da UNOCHAPECÓ, onde expôs sobre o curso de Graduação em Tecnologia em Gestão e Educação do Trânsito que estará sendo oferecido pela Universidade a partir de julho do corrente.
E para encerrar ficou definido que a próxima Assembléia de Prefeitos acontecerá no Município de Modelo, dia sete de julho no período de matutino.