You are currently viewing FECAM participa da terceira edição do projeto para integrar oeste catarinense
amerios

FECAM participa da terceira edição do projeto para integrar oeste catarinense

A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) participou da terceira edição do Integra Velho Oeste, atividade integrante do circuito de Cicloturismo Velho Oeste realizada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O evento aconteceu nos dias 7 e 8 de junho em Maravilha e tem como objetivo a troca de informações entre os empreendedores, capacitações e visitas técnicas às propriedades participantes do circuito.

Coordenadora de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura da FECAM, Dayna Maressa afirmou que o evento é único e proporciona aos participantes uma rede de cooperação. “Como o próprio nome diz, esse momento de integração entre os empreendimentos do circuito e o núcleo gestor do projeto, com palestras e informações, auxiliam na harmonia entre cada ponto trajeto, e resulta em uma rede de cooperação que desenvolve não apenas um estabelecimento, mas toda a região.”

O circuito Cicloturismo Velho Oeste  iniciou em 2017, vinculado ao programa de extensão Saúde e Equilíbrio da Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG/UDESC). Além da FECAM, têm parcerias com a Polícia Militar de Santa Catarina, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, a Defesa Civil Estadual, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (SANTUR), as prefeituras da região Oeste e da Associação de Municípios do Entre Rios (AMERIOS). O programa de extensão conta com três ações: 1. Passaporte Velho Oeste; 2. Integra Velho Oeste e; 3. LabTur.

O circuito tem aproximadamente 330 Km, percorre locais com cachoeiras, vinícolas, cervejarias, propriedades da agricultura familiar e também mostra costumes locais, como o chimarrão, bebida típica da região. O turista pode optar por fazer o percurso total do circuito, com duração de sete dias, ou conhecer a rota turística Caminhos Aromas e Chás, uma rota menor que tem como foco o turismo holístico.