Na tarde de 21/03 o colegiado de enfermagem da AMERIOS teve a presença da medica Katia bugs da clinica Néfron, diretora técnica do hospital regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste a qual venho explanar para enfermeiros e médicos da atenção básica sobre a saúde dos rins.
Em sua fala colocou a todos que a doença renal crônica é silenciosa e afeta consideravelmente a qualidade de vida, o tratamento é difícil, caro e trabalhoso, a progressão da doença renal crônica pode ser retardada desde que o diagnostico seja feito a tempo para a adoção de medidas apropriadas.
O diagnostico da DRC no Brasil na maioria das vezes é tardio e incompleto, um em cada dez pessoas no mundo tem a doença, anualmente milhões de pessoas morrem devido a complicações relacionadas a ela.
A Dr. Katia deixou claro em sua explanação que a prevalência da doença renal crônica esta aumentando em todo mundo e que o custo de um paciente em hemodiálise é altíssimo, o manejo deste paciente nas equipes de saúde da família, controle da pressão arterial e diabetes mellitus e essencial pra detecção precoce da doença.
Alguns fatores de risco apresentado em sua fala para doença renal são:
Cistos renais, infecção urinaria de repetição, hematúria, obesidade, diabetes mellitus, cálculos renais, proteína na urina, doenças glomerulares, nefrites e outras causas …
A Dr. Katia se colocou a disposição para maiores esclarecimentos, pedindo a todos profissionais da atenção básica total atenção para com os pacientes na saúde dos rins.