Uma trajetória marcada pela luta em defesa da autonomia dos Municípios e apoio aos Agentes Políticos em prol de uma Administração Pública transparente e responsável.
No dia 12 de janeiro de 2019, a Associação dos Municípios do Entre Rios – AMERIOS completou 23 anos de atuação pela promoção da integração administrativa, econômica e social dos 17 municípios associados. A trajetória da entidade é marcada pela defesa dos direitos dos municípios e assessoria ao aprimoramento da administração pública.
No trabalho que presta e desenvolve com os municípios, a AMERIOS foca seus atos no campo administrativo para que esteja sempre nos limites da lei, colocando, assim, a gestão pública mais perto da sociedade. E desta forma, desenvolve inúmeras ações, desde projetos até capacitações que tornam a Associação de municípios mais dinâmica.
Além disso, a composição pluripartidária da Diretoria Executiva da AMERIOS, do CIS/AMERIOS e do CIGAMERIOS garante o equilíbrio das forças políticas regionais, que atuam em conjunto para preservar os interesses dos municípios junto às esferas de governo. A entidade promove também novas modalidades de inter-relacionamento e cooperação entre os governos municipais e a sociedade, objetivando o fortalecimento político regional através da união de seus associados.
Foi dentro da AMERIOS que nasceram os Consórcios, sendo primeiro Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMERIOS – CIS/AMERIOS e depois o Consórcio Integrado de Gestão Pública do Entre Rios – CIGAMERIOS, revelando-se, a cada dia, mais importante aos municípios devido os serviços prestados.
Atualmente são dezessete municípios filiados a AMERIOS: Bom Jesus do Oeste, Caibi, Campo Erê, Cunha Porã, Cunhataí, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Palmitos, Riqueza, Romelândia, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Saudades e Tigrinhos.
Basicamente, estes municípios abrangem uma extensão territorial de aproximadamente dois mil, oitocentos e cinquenta quilômetros quadrados com uma população de cento e dez mil, seiscentos e quarenta e oito habitantes, situada entre o Rio das Antas e o Rio Chapecó.
A Economia dos Municípios filiados concentra-se 57% na atividade agropecuária, com grande ênfase na bacia leiteira, produção de grãos, como milho, soja, feijão e plantio de fumo, criação de suínos e aves, com grande rentabilidade econômica, fator principal de alguns municípios associados. Já 43% na indústria e comércio, com destaque nas atividades de abatedouro de aves, laticínio, metal-mecânica, indústria de madeira, mobiliário e têxtil, as quais industrializam também para exportação, como serviços de transporte e eletrificação que vem se desenvolvendo ano a ano nesta região. O incentivo é dado para instalação de pequenas agroindústrias familiares, onde a principal preocupação é a agregação de valores aos produtos e a viabilidade econômica das mesmas, gerando renda e crescimento regional, evitando o êxodo rural.
Uma das forças da AMERIOS, no campo técnico, é a organização, apoio e supervisão aos Colegiados Regionais, os quais tem por objetivo o planejamento integrado das ações nas mais diversas áreas da Administração Pública; orientação e padronização das ações; desenvolvimento de programas e ações de forma articulada; troca de experiências de planos municipais e realização de encontros, missões e visitas de estudos a outros Municípios e regiões. Atualmente a AMERIOS possui os seguintes Colegiados, sendo:
- Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura;
- Colegiado de Secretários Municipais da Educação;
- Colegiado de Nutricionistas;
- Colegiado de Secretários Municipais de Saúde;
- Colegiado de Enfermeiras;
- Colegiado Regional de Secretários de Administração e Fazenda, Contadores e Controladores Internos;
- Colegiado dos Servidores Municipais do Departamento de Esporte e Lazer;
- Colegiado de Planejamento Urbano das Obras Municipais;
- Colegiado de Assistentes Sociais;
- Colegiado de Tributação;
- Colegiado de Cultura e Turismo;
- Colegiado de Procuradores e Advogados Municipais.
A solidez e credibilidade da AMERIOS também é resultado do trabalho do corpo técnico especializado, que municia os Gestores e Servidores Públicos municipais com informações atuais da administração pública, bem como presta assessoria qualificada nas diversas áreas.