O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), com o apoio da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), realizou no dia 22 de novembro do auditório da Associação dos Municípios do Entre Rios – AMERIOS, o Ciclo de Palestras do Programa Unindo Forças.
O Presidente da AMERIOS e Prefeito de Cunha Porã, Sr. Jairo Rivelino Ebeling em seu pronunciamento salientou a importância deste evento, onde agradeceu a presença dos Prefeitos, Controladores Internos Municipais, Secretários Municipais, Vereadores, Promotores de Justiça, enfim todos os Senhores e Senhoras.
O Dr. Samuel Naspolini em seu pronunciamento abordou sobre os avanços e perspectivas do projeto, falou ainda da Articulação do Controle Externo e Controle Interno, os desafios do controle, dificuldades do início de mandato, medidas preventivas e combate a corrupção.
Na sequencia houve um espaço para um diálogo, onde um representante dos Prefeitos, dos Controladores e Promotores de Justiça fizeram seus apontamentos, visando um entendimento mais aprofundando sobre a realidade, no intuito de aprimorar e desenvolver o trabalho.
Em sequência o Dr. Alexandre Alves (FECAM) abordou sobre o tema “Construindo Unidades de Controle Efetivas”.
Após o intervalo para o almoço foi dado continuidade ao evento, sendo que foram abordados os seguintes temas: “Casos Práticos Regionais – Improbidade Administrativa e Falta de Controle, Ouvidoria e Transparência com Funções de Controle, IN 20 e o Fortalecimento das Controladorias, Sugestões, Criticas e Possibilidades de Avanço. Os quais foram apresentados pelo Dr. Samuel Naspolini, Dr. Rodrigo de Bona e Representantes dos Controladores.
“A grande mensagem do programa é que a controladoria forte e bem estruturada em conjunto com a população é um investimento de valor inestimável para os municípios e seus cidadãos”, considera o Coordenador do CMA.