A Escola de Governo e Cidadania da AMERIOS realizou ontem (21/06) palestra sobre “Desenvolvimento Territorial e Sustentabilidade”, com o Sr. Mikael Lindner, Consultor em projetos e políticas públicas de promoção do desenvolvimento territorial sustentável, o que inclui análise socioeconômica de mercados, cadeias produtivas, marcas coletivas e indicações geográficas. Profissional multidisciplinar, graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Marketing Territorial e Desenvolvimento Local pela Faculdade de Economia da Universidade Católica de Piacenza, Itália, e Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo. Tem experiência em projetos com empresas, organizações não governamentais, governos e organismos internacionais.
O Sr. Valdir Bugs – Diretor da Escola de Governo e Cidadania – AMERIOS deu a abertura à décima primeira aula, desejando uma boa noite a todos.
O palestrante, Sr. Mikael iniciou sua fala explicando sobre o processo de Desenvolvimento Territorial, suas intervenções setoriais ineficientes e os estudos sobre o Capital Social da Terceira Itália e Distritos Industriais Italianos. Abordou sobre a importância e a necessidade de tomar decisões corretas para o desenvolvimento territorial. Salientando que as regiões que tiveram melhor desenvolvimento de pequenas e médias empresas foram às regiões que contaram com um trabalho participativo, ou seja, com “Ações Conjuntas”.
Segundo Professor Lindner, o papel dos atores locais na “[…] busca de soluções originais no que diz respeito às opções de dinamização socioeconômica, à organização do trabalho produtivo e à gestão local dos recursos naturais” (VIEIRA, 2003, p. 261). Integram, portanto, as dimensões social, econômica e ambiental, cultural e política, atribuindo aos atores locais o protagonismo do desenvolvimento.
E para que haja desenvolvimento territorial é necessário estimular novas atividades não agrícolas (diversificação), coordenação das diversas atividades econômicas, valorizar o patrimônio cultura e ambiental, estimular uma nova agricultura (qualidade, tecnologia e sustentabilidade), associar serviços financeiros a não financeiros, implementação de pagamento por serviços ambientais (sustentabilidade e novos ingressos para as famílias rurais), melhorar os serviços públicos aos cidadãos e às empresas e articulação intermunicipal e planejamento médio e longo prazo.
O palestrante abordou sobre a Marca Territorial, que tem por objetivo transmitir uma ideia de qualidade ligada à origem territorial para gerar uma renda de qualidade territorial (qualidade do produto + ancoragem em território específico), construir uma oferta territorial composta de produtos e serviços, gestão da marca pode ser privada, pública ou mista e estratégia territorial de médio e longo prazo.
Também, Mikael falou sobre o Planejamento Territorial Estratégico que auxilia a construir de modo consciente e compartilhado a trajetória de desenvolvimento do território, mudando ou reforçando características do seu tecido socioeconômico para satisfazer as necessidades internas (cidadãos e empresas), atrair novos residentes, turistas e investidores (marketing territorial) e proporciona o reposicionamento do território diante dos desejos e necessidades dos atores locais e das dinâmicas globais.
Abordou os conceitos de Território (território dado x território construído), Recursos e Ativo Territorial, Vantagem Competitivo-Diferenciadora, Marketing Territorial, Planejamento Territorial Estratégico, Ação Coletiva, Marcas Coletivas, Indicações Geográficas e Economia Criativa.
Segundo o professor Mikael, o mais importante é internalizar uma lógica de planejamento e ação coletiva na cultura local, indo sempre de encontro ao desenvolvimento sustentável.