Nesta manhã, (25/01), reuniram-se na Associação dos Municípios do Entre Rios – AMERIOS, em Maravilha/SC, os integrantes do Colegiado de Contadores, Controladores Internos, Secretários de Administração e Fazenda, a fim de deliberar extensa pauta de interesse do poder público e da comunidade da região.
A Sra. Janice Martini de Modelo – Coordenadora Geral do Colegiado de Contadores, Controladores Internos, Secretários de Administração e Fazenda, deu abertura ao evento, onde falou em nome de todos os coordenadores técnicos da importância das ações e projetos que venham a modernizar os municípios. Relatou que o Colegiado é de todos, e o sucesso depende da participação.
Logo após, a Sra. Janice Martini de Modelo iniciou a reunião abordando sobre o Regimento Interno do Colegiado, onde após debate de alguns itens, o mesmo sofreu alguns ajustes, e também nesta oportunidade definiu-se de forma conjunta o calendário das reuniões, sendo a terceira quinta-feira do mês, e também deliberou que a pauta das reuniões deverá ser montada por cada área, sendo que os municípios deverão encaminhar os assuntos a serem abordados na área contábil para o Sr. Nairo Cezar Morandini de Bom Jesus do Oeste, na área Administrativa para o Sr. Adilson Cesar Braun de Modelo e de Controle Interno para a Sra. Carla Martini de Modelo.
Em seguida, conforme pauta da reunião foi abordado sobre a participação do XV Congresso Catarinense de Municípios e 2ª Oficina Estadual para Novos Gestores Municipais, que se realizará nos dias 14 a 16/03, em Joinville/SC e participação no Curso sobre os principais aspectos do MROSC – Lei 13.019/2014, que se realizará nos dias 09 e 10/02, no auditório da AMERIOS, em Maravilha, com o palestrante, Sr. Alexandre Alves.
Logo após, a Sra. Janice abordou sobre a participação dos municípios na Escola de Governo e Cidadania da Microrregião da AMERIOS – 2ª edição, o qual tem por objetivo fornecer, àqueles que direta ou indiretamente exerçam alguma atividade pública, a formação teórica voltada para o desenvolvimento de uma cultura político-democrático baseada em princípios éticos, no respeito aos direitos humanos e na participação popular como instrumento de gestão do Estado. O evento é direcionado a todos aqueles que “tomam as decisões”, aos que “influenciam as decisões” e aqueles que “vivenciam as experiências de políticas públicas”. As aulas iniciam no dia 21 de março, das 19h às 22h, no auditório da AMERIOS. Serão 14 encontros e as inscrições devem ser feitas no site da EGEM. Na palavra livre, os participantes da primeira turma avaliaram como positivo, devido à qualidade dos temas abordados.
Na sequencia, a Sra. Janice abordou sobre o Planejamento das Atividades para 2017, onde os participantes elencaram vários cursos como prioridade, sendo: Controle Interno, Licitações, Pregão Eletrônico e Presencial, Almoxarifado, Retenções, Tributação, Gestão de Pessoas, Planejamento (LDO e PPA), Tesouraria, enfim. Depois do debate ficou definido que será solicitado um orçamento para a EGEM e caberá ao Colegiado avaliar o palestrante bem como o conteúdo programático, antes do fechamento do curso. Os participantes solicitaram que esses cursos sejam práticos, em forma de oficinas, contendo modelos de procedimentos a ser adotados nas diversas áreas, e salientaram que devem focar a questão de “gestão”.
A Sra. Janice também abordou sobre vários assuntos técnicos e enfatizou a importância de agendar uma reunião na AMERIOS com o SEBRAE, para abordar sobre a legislação das Micro e Pequenas Empresas.
E para finalizar, a coordenadora reiterou a importância da participação ativa dos integrantes para o sucesso do Colegiado e o fortalecimento da Associação.