Na tarde de ontem (18/03) às quatorze horas, reuniram-se no auditório da AMERIOS, em Maravilha, os responsáveis de cada município na área de Cultura, para participar da reunião do Colegiado de Cultura da AMERIOS – Associação dos Municípios do Entre Rios -AMERIOS, situada em Maravilha/SC.
A Sra. Dominga Rizzi – Coordenadora do Colegiado deu abertura à reunião, falando da programação do dia, relatando a importância de todos devido aos assuntos a ser elencados.
O primeiro assunto foi explanado pelo Sr. Sr. Eloi Libano – Vice Prefeito de Caibi sobre a Rota Turística e Conturoeste, onde enfatizou a Região turística (MTur, 2006) é um espaço geográfico que apresenta características e potencialidades similares e complementares, capazes de serem articuladas e que definem um território, delimitado para fins de planejamento e gestão, sendo que cada UF deverá selecionar os municípios de seu território que comporão o Mapa do Turismo Brasileiro, com base nos critérios estabelecidos.
Explicou os critérios exigidos para a Região Turística, sendo que: 1) Municípios devem possuir características similares e/ou complementares e aspectos que os identifiquem enquanto região, ou seja, que tenham uma identidade histórica, cultural, econômica e/ou geográfica em comum; 2) Municípios devem ser limítrofes e/ou localizados nas proximidades; e 3) A região deve ter sua composição aprovada pelo Fórum ou Conselho Estadual de Turismo.
Na sequencia relatou os Compromissos sendo: 1) Indicar no sistema um representante regional responsável pela interlocução do Programa de Regionalização do Turismo, nos casos em que a região turística disponha de uma Instância de Governança ativa; 2) Institucionalizar a Instância de Governança Regional, caso ainda não exista ou esteja inativa; 3) Elaborar um Planejamento Estratégico Regional de Turismo, caso ainda não o possua; e 4) Representante legal da instância de governança regional, caso exista, deve assinar um Termo de Compromisso, conforme modelo disponibilizado pelo MTur e UF, se comprometendo em realizar as ações necessárias, aderindo, com isso, de forma espontânea e formal ao Programa.
Enfatizou que as Recomendações são: 1) A região deve conter uma quantidade de municípios administrável. Quanto mais municípios, maior é a dificuldade de articulação; 2) O Órgão Oficial de Turismo Estadual deverá alimentar o sistema disponibilizado pelo Ministério do Turismo com as regiões identificadas, no prazo a ser acordado; 3) A região turística deverá possuir um nome que transmita e valorize sua identidade; e 4) Caso exista Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS, a partir de 2009, sugere-se que a região turística contemple o Polo (municípios) já trabalhado pelo Prodetur.
E para finalizar sua apresentação, o Sr. Eloi também explicou sobre os Critérios, Compromissos e Recomendações para os municípios, colocando-se a disposição para auxiliar no preenchimento dos formulários caso necessário, onde salientou que de acordo com as informações recebidas pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes – SOL, os municípios que desejam aderir ao MAPA TURÍSTICO NACIONAL devem protocolar os documentos conforme critérios exigidos pelo até o dia 8 de março de 2016 no escritório do Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau, localizado na Av. Getúlio Dorneles Vargas N, N° 1748 – Sala 04 | Chapecó – SC, Cep: 89805‐000 – fone: (49)3312 2312.
Logo após, a Sra. Dominga relatou a participação dos municípios no Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, realizado nos dias 29, 30 e 31 de março de 2016, onde os participantes avaliaram como positivo, elencando os pontos abordados em cada oficina, palestra e também quanto as apresentações culturais. Também teceram comentário sobre a Carta de Chapecó referente às reivindicações da área cultural dos Municípios.
E também conforme pauta, os municípios de Maravilha, Iraceminha e Caibi apresentaram as atividades desenvolvidas nos setores de cultura.